Projeto Brasil Afroempreendedor será lançado na Bahia

Pesquisa do Sebrae revela que 12% do total de 11 milhões de empreendedores negros do país estão na Bahia, cuja capital é a cidade mais negra fora da África. São os de menor valor agregado, com maiores dificuldades de acesso a financiamento e, justamente por isso, têm a maior dificuldade para se manter no mercado. Por conta disso, o empoderamento da população negra a partir da economia tem ocupado as pautas das organizações da sociedade civil e do governo.

Tanto que ultimamente, a Bahia tem adotado uma política de estímulo ao empreendedorismo negro, a partir de ações de secretarias, que tem buscando financiamento internacional para fornecer crédito para negócios geridos por negros, a exemplo da Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade) e da Setre (Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda).

Após o lançamento do edital para empreendimentos solidários de matriz africana, ocorrido em março, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/04), Salvador será sede do Projeto Brasil Afroempreendedor, que reúne empreendedores afrodescendentes interessados em qualificação dos negócios e acesso a crédito. A atividade é a sétima etapa dos 12 seminários que acontecem em diversas capitais do Brasil e conta com especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do BNDES.

Entre as abordagens estão: criação de planos de negócio, técnicas de marketing, definição de preço e contabilidade. Além disso, durante os dois dias de encontro no Hotel Sol Barra, os empreendedores vão debater as políticas públicas de fortalecimento dos negócios, acesso à capacitação técnica e mecanismos de financiamento com empreendedores já em atuação.
Para participar da atividade, é necessário ter um empreendimento constituído e se inscrever, através do site do Instituto Adolpho Bauer (IAB).

Somente depois de participar do seminário, os empreendedores estarão habilitados a participarem da formação e no futuro obterem acesso a fontes de financiamentos da rede.

De Salvador,
Maiana Brito, com agências