Crimeia e Sebastopol são incluídas na Constituição da Rússia

A República da Crimeia e Sebastopol, com status de cidade federal, foram incluídas na Constituição da Rússia como novos territórios da Federação, segundo a nova redação do artigo 65, terceira parte da Lei Fundamental, destacaram nesta sexta-feira (11) os meios de comunicação locais.

A publicação esclarece que o ato obedece à lei federal de 21 de março de 2014, referendada pelo presidente Vladimir Putin, com aprovação do Tribunal Constitucional e de ambas câmaras do Parlamento.

O regulamento foi adotado como acompanhamento legal do acordo intergovernamental de adesão da Crimeia e de Sebastopol, assinado no Kremlin por Putin e pelos líderes crimeios, no dia 18 de março.

Em Simferopol, as autoridades anunciaram esta semana que o trabalho sobre a redação de uma nova Constituição da Crimeia tinha concluído e o documento será discutido pelo Conselho Estatal, órgão legislativo local.

Putin afirmou ontem durante um encontro com membros da Frente Popular de Toda Rússia que a incorporação à Rússia da Crimeia e de Sebastopol foi uma decisão adotada sobre a base de pesquisas de opinião realizadas na península e descartou uma situação preconcebida dos acontecimentos.

Adotamos uma decisão definitiva só depois que estava claro o estado de ânimo das pessoas a partir dos estudos sociológicos realizados na península, disse Putin a ativistas da Frente que apoiou o presidente em sua campanha presidencial em 2012.

No referendo consultivo de 16 de março sobre o futuro status da região, 96,77% de eleitores votaram pela unificação à Rússia.

O Conselho Estatal da Crimeia sugeriu nesta sexta-feira a Putin a candidatura do chefe de Governo Serguei Aksionov para o cargo de presidente interino da República, até a celebração de eleições legislativas, previstas em princípio para setembro deste ano.

Fonte: Prensa Latina