Hemoce intensifica coleta de sangue para Semana Santa
A uma semana do feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de abril, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) intensifica a captação de doações para garantir o estoque de sangue que vai atender a demanda de todo o Estado durante e depois dos cinco dias de folga. Há necessidade de doações de todos os tipos de sangue, mas a carência é maior dos tipos A positivo e O negativo.
Publicado 11/04/2014 10:56 | Editado 04/03/2020 16:27
É na Semana Santa que há a maior procura por sangue, por conta do aumento do número de atendimentos nas emergências dos hospitais. Ao mesmo tempo, as doações caem porque as famílias viajam, aproveitando o feriadão, e ainda porque, com as chuvas, várias doenças se manifestam (viroses, dengue, gripes), impossibilitando a realização da doação.
Para facilitar as doações, o Hemoce está realizando coleta até o dia 16 de abril, das 15h às 20h, em todos os dias da semana, no segundo piso do Shopping Via Sul, na Avenida Washington Soares, 4335. Neste domingo, 13 de abril, também haverá coleta no hemocentro coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, das 8 às 13 horas. No fim de semana, a coleta acontecerá em Canindé. Durante a semana, a coleta de sangue acontece na Praça do Ferreira, das 8 às 16 horas de segunda a quarta-feira e, na quinta-feira, das 8 às 12 horas. Na Sexta-feira da Paixão, 18 de abril, o posto de coleta do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro, recebe as doações das 13 horas às 17h30min.
Durante todas as coletas também é possível realizar o cadastro como possível doador de medula óssea. Os pré-requisitos são: ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter tido câncer, não ter comportamento de risco para DSTs, apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. Durante o cadastro deverá ser fornecido dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente. Hoje, o Ceará possui cerca de 120 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.
A hemorrede da Secretaria da Saúde do Estado é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano. As doações podem ser feitas por todo o Estado. A hemorrede é composta de cinco hemocentros (Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá) e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce tem um posto de coleta no Hospital IJF.
Fonte: Governo do Estado