II Bienal Brasil do Livro e da Literatura começa nesta sexta

Um encontro para afirmar identidades e diferenças. Este deve ser o perfil da II Bienal Brasil do Livro e da Literatura. Um dos maiores eventos literários do país, a Bienal começa nesta sexta-feira (11), com homenagem ao grande Eduardo Galeano, e segue até o dia 21 de abril, em Brasília.

II Bienal Brasil do Livro e da Leitura - Brasília - Divulgação

Entre os convidados, pela primeira vez ao país alguns nomes que são sinônimos de polêmica e talento, como a norte-americana Naomi Wolf (autora do recente sucesso Vagina), o chinês Murong Xuecun (um dos mais célebres de sua geração), o cubano Leonardo Padura (autor de O homem que amava os cachorros, que tem Trotski como personagem) e a são-tomense Conceição Lima (considerada a maior poeta viva de seu país), dentre vários outros.

Realizada pelo Governo do Distrito Federal, através das Secretarias de Cultura e Educação, e pelo ITS – Instituto Terceiro Setor, a II BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA tem coordenação geral de Nilson Rodrigues, curadoria do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato e produção executiva de Eduardo Cabral. O projeto é inserido no Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura.

A II BIENAL promoverá 10 dias dedicados a seminários, debates, palestras, lançamentos e mostra de cinema. A lista de escritores convidados é pródiga e cobre vários continentes. O uruguaio Eduardo Galeano, autor de obras antológicas como As veias abertas da América Latina e a trilogia Memória do Fogo, será o homenageado internacional do evento. Ele recebe homenagem e faz palestra no primeiro dia da BIENAL, 11 de abril, às 20h30, no Auditório do Museu Nacional da República. No dia 13, ele participa da mesa que vai debater “Futebol e ditaduras”, às 16h, no auditório Nelson Rodrigues, no espaço Bienal.

E o grande mestre Ariano Suassuna, considerado por muitos críticos como o maior escritor brasileiro em atividade, receberá as honras como homenageado nacional, trazendo para a Bienal seu pensamento indignado em defesa da cultura brasileira. Suassuna recebe a homenagem e faz palestra na terça-feira, dia 15 de abril, também no Auditório do Museu Nacional.

O evento contará ainda com a participação especial de John Dramani Mahama, Presidente de Gana, que fará palestra e lançamento do livro Meu Primeiro Golpe de Estado.

Confira a programação completa: http://www.bienalbrasildolivro.com.br/programacao

Fonte: Bienal Brasil do Livro e da Literatura / Facebook