Urariano Mota: A nova “pensadora” contemporânea

O escritor e jornalista pernambucano, Urariano Mota, comenta a recente polêmica que ganhou destaque na mídia e redes sociais de um professor de Brasília que se referiu à cantora de funk, Valesca “Popozuda”, como pensadora contemporânea. “Qualquer assunto, qualquer tema, qualquer pessoa ou personagem, é digna de ser abordada em uma prova de filosofia, mas a crítica, contexto e o nível da abordagem é que vão dizer se o tratamento é educativo”, disse.

Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

“Agora, o que me parece mais grave: se o professor

se refere à Popozuda como uma pensadora

contemporânea e sem fazer deboche ou ironia, porque ele defende e argumenta que ela é, de fato, uma nova pensadora, então ele perde palavras, porque já as gastou. Como falará de Paulo Freire, Kant, Marx, Spinoza, Platão? O que o mestre dirá sobre eles? Nada, porque estará mudo”, enfatizou.  

“É triste, enfim, que a educação, para ser original e noticiável, ser e virar notícia, atinja a ‘excelência’ de elevar como exemplos de humanidade uma cantora que não recomendaríamos ser para as nossas filhas, mães ou irmãs. É isso, enfim. Sem passar por liberal. Sem alisar a cabeça. Sem beijinho no ombro”, finalizou.

Ouça a coluna na íntegra na Rádio Vermelho: