Upes completa 65 anos em defesa da educação pública de qualidade

A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) começou a receber nesta quinta-feira (10), as delegações de todo o estado de São Paulo para o seu 17º Congresso (ConUpes) na Região Metropolitana de Campinas, com o tema Universidade pública: é pra lá que eu vou!. As atividades começaram oficialmente na sexta-feira (11) e seguem até domingo (13).

Por Dandara Lima, no Portal da UJS

abertura do 17 congresso da Upes - Arquivo pessoal

A Upes completou 65 anos em 2013. Na abertura oficial do congresso foi realizado um debate com a presença de todos os ex-presidentes, para falar sobre a história e a atuação da entidade, que tem dado amplo apoio à greve da rede técnica, principalmente aos professores.

A pauta principal do 17º ConUpes é o acesso à educação, que engloba a reserva de vagas em universidades, ensino técnico de qualidade e passe livre. “Para ter ser acesso a educação, precisa de passe livre, precisa ter meia entrada, precisa ter o direito básico dos estudantes”, defende a atual presidenta da Upes, Nicoly Mendes.

No sábado acontece o principal debate: “Universidade pública: é pra lá que eu vou!”, sobre a reserva de metade das vagas das universidades estaduais para estudantes de escolas públicas. “A Upes foi a primeira entidade a apresentar um projeto de reserva de vagas aqui no estado”, declara Nicoly.

“Eu estou há dois anos e meio na presidência da Upes, contribuí com um bom papel nessa história, passando pelas manifestações de junho, passando pelo 1º Encontro de Grêmios da Upes. Conseguimos fazer 41 passeatas durante essa gestão. A maior prova de uma boa gestão é no congresso”, analisa Nicoly.

No período da tarde é a vez dos debates sobre movimento estudantil e depois terá a plenária para eleger a próxima gestão da Upes, estima-se que 600 estudantes estarão presentes. E no domingo
será lançado o Circuito Cultural Secundarista da próxima gestão eleita.

“Precisamos consolidar nossa atuação pelo estado, construir mais entidades municipais e grêmios estudantis que pautem a opinião da sociedade nos municípios. Precisamos de conquistas concretas para os estudantes paulistas no próximo período: passe-livre nos municípios, conselhos municipais de juventude e a aprovação da reserva de vagas nas universidades estaduais”, Angela Meyer, candidata da UJS a presidência da Upes.