João Ananias: “Aprovar piso dos ACS e ACE é fazer justiça”

“Não há, hoje no Brasil, nenhum movimento sindical ou popular mais mobilizado e organizado que o movimento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)”. A afirmação foi feita pelo deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), na última sexta-feira (11/04), durante abertura do Encontro Regional dos Agentes Comunitários de Saúde de Fortaleza e Região Metropolitana.

Ele ressaltou que está confiante que no dia 13 de maio será votado, na Câmara Federal, o piso salarial dos ACS e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Essa data surgiu após acordo de todos os líderes partidários na Câmara.

João Ananias ratifica que aprovar o piso é fazer justiça com os trabalhadores e trabalhadoras que têm dado uma grande contribuição para melhorar os indicadores de saúde no País. “A redução da Mortalidade Infantil se deve ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Considero uma falta de gratidão a demora pela aprovação do piso”, destacou.

Marta Brandão, Presidente do Sindsaúde, ressaltou que os ACS merecem respeito e que é preciso avançar nas conquistas. Além da aprovação do piso salarial, os trabalhadores também estão mobilizados para garantir o direito ao adicional de insalubridade, mudar o regime de trabalho. “Estamos juntos nessa luta para pressionar o governo no atendimento das reivindicações”, observou.

Ana Paula, diretora estadual da CTB Ceará, destacou a importância dos ACS para as ações da saúde pública. “Vocês são indispensáveis na promoção e prevenção das doenças. Somos solidários na luta pela garantia das reivindicações’, disse.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)