Comunicação: Programa de Arruda Bastos prioriza Saúde
Médico especialista em Saúde Pública e ex-secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos agora tem novo desafio: passar seus conhecimentos na área da Medicina para o maior número de pessoas. E nada melhor que o rádio para este intuito. “O rádio é o veículo de comunicação mais democrático e popular. As pessoas podem ouvir no carro, é companhia das donas de casa e todo mundo sempre tem um por perto”.
Publicado 15/04/2014 11:26 | Editado 04/03/2020 16:27
A estreia do “Saúde em Dia" foi em janeiro deste ano. O convite veio do ex-deputado estadual e hoje prefeito Moésio Loiola. “Ele me incentivou a ampliar a comunicação com o povo do Ceará”, recorda.
O programa é veiculado de segunda à sexta-feira, em Fortaleza, das 12h30 às 13h, pela Rádio Assunção (AM620). Já aos sábados, a transmissão é feita a partir de Itapipoca, pela Esperança FM (106,1), das 8h às 10h.
“O Saúde em Dia tem como tema central a saúde em termos de assistência pública, com orientação e dicas. Nosso objetivo é promover a educação, a prevenção e a promoção da saúde através do programa. Normalmente os assuntos são sugeridos pelos próprios ouvintes, através de ligações ou mensagens via redes sociais, e sempre voltados a assuntos atuais”, ratifica. Dentre os temas abordados já foi cirurgia bariátrica (após a intervenção feita no prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio), tabagismo, drogas, tuberculose, dengue, sarampo. “Nesta semana, com a proximidade do feriado da Semana Santa, abordaremos a importância da doação de sangue”, adianta.
Interação
Arruda Bastos, responsável pela produção, direção e apresentação do programa, destaca o formato do Saúde em Dia. “Apesar de ser transmitido nas rádios, o programa também pode ser acompanhado via internet, no site das emissoras, ou ainda no nosso canal do Youtube. O ouvinte pode ter acesso às informações não só ao vivo, mas depois pode resgatar os debates a qualquer hora do dia. Neste formato, nosso programa é único nas rádios cearenses”, destaca.
Além da comunidade como um todo, o Saúde em Dia também tem grande audiência junto aos médicos e profissionais da saúde. “Nossa linguagem é acessível a todas as camadas da população”, reitera.
Rede Cearense da Saúde
O programa de Arruda Bastos está criando a Rede Cearense da Saúde. “Além das rádios Assunção (Fortaleza) e Esperança (Itapipoca), do canal do Youtube, das nossas páginas nas redes sociais (Facebook e Twitter), das emissoras que reproduzem nosso material, surgem novos desafios para a Rede. Já estamos negociando a possibilidade de o Saúde em Dia ser exibido também por uma emissora de televisão local”, adianta.
O programa conta com a colaboração do jornalista Ronald Machado, dos operadores de áudio Carlos Albano e Augusto Saldanha, e do sonoplasta Carlos Pajeú.
Acompanhe
De Fortaleza,
Carolina Campos