Lula Morais destaca inauguração de 7º petroleiro da Petrobras

No primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (15/04), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou a solenidade de entrega do petroleiro Dragão do Mar, da Transpetro, subsidiária da Petrobras, construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, na última segunda-feira (14/04).

“Mais um petroleiro produzido em nosso País foi lançado ao mar. O navio, que recebeu o nome em homenagem a um cearense (Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar), é de grande porte e é o sétimo em operação da Petrobras”, disse. A embarcação foi encomendada ao estaleiro pela Transpetro, por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

O parlamentar salientou que hoje o Brasil é a terceira carta de contratação de navios e plataformas no mundo, ficando atrás apenas da China e do Japão. “O Brasil está em uma fase de produção em série de navios, fortalecendo a indústria e criando empregos. É preciso enaltecer esse fato, pois isso fortalece a economia e o desenvolvimento do País”, frisou.

De acordo com Lula Morais, durante a solenidade de entrega, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a Petrobras “é uma empresa que merece toda a confiança”. “A presidente reforçou que as denúncias contra a Petrobras serão apuradas com rigor e quem tiver que ser punido vai ser punido”, disse.

Lula Morais destacou também a solenidade de posse do novo presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Paulo Neiva. O parlamentar ressaltou os investimentos do governador Cid Gomes no Nutec e a promessa de um concurso público para a Instituição. “Cid Gomes quer ouvir uma proposta que discuta o concurso e uma reparação dos salários dos funcionários para viabilizar o concurso público”, acrescentou.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (Pros) salientou que os investimentos feitos pelo governador no Nutec devem possibilitar ao novo dirigente a concretização de projetos para a Instituição.

Já o deputado Osmar Baquit (PSD) observou que a Petrobras precisa dar uma resposta à sociedade sobre o suposto esquema de superfaturamento. “A presidente Dilma colocou exatamente o que precisava ser dito: precisa apurar e punir os culpados”, afirmou. O parlamentar ressaltou que o problema de suposto superfaturamento da Petrobras não é partidário. “Esse problema é de polícia. A Petrobras está em uma situação delicada e é preciso condenar os culpados”, salientou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa