Cuba prepara comemoração dos 53 anos da vitória contra os EUA
Cuba celebrará neste sábado (19) o 53º aniversário de sua vitória sobre uma força invasora integrada por 1.500 homens, equipada, treinada e financiada pelo governo dos Estados Unidos. A cerimônia acontecerá na Praia Girón, na lateral direita da Baía dos Porcos, no sul da província de Matanzas, 180 quilômetros de Havana, último reduto dos mercenários derrotados em menos de 72 horas.
Publicado 18/04/2014 14:13

Moradores de Ciénaga de Zapata, cenário daqueles combates em abril de 1961, participarão do ato político no qual também estarão presentes milicianos, oficiais e chefes militares que participaram nas ações de combate.
Trabalhos de impacto social para saudar a especial data incluíram o reparo da Escola Secundária Básica Eulogio Lobato, em Playa Larga, e a manutenção dos 13 consultórios médicos do município. Autoridades locais informaram os trabalhos de conservação das fachadas e pilares erguidos aos que morreram naquela ocasião, a conclusão de várias moradias e os trabalhos de reforma nos edifícios multifamiliares de Praia Girón.
O recapeamento em trechos de estrada, a substituição da iluminação pública em determinadas áreas, e a ampliação da rede hidráulica também estão incluídos no programa para melhorar a vida nas comunidades.
Nesta sexta (18) se realizará a tradicional festa cultural na sede do grupo comunitário Korimakao (o homem com a casa às costas), situada no povoado de Pálpite. Um museu localizado em Girón exibe em suas salas fotos, documentos, armas, projéteis e instrumentos de guerra em geral, além de numerosos objetos relacionados com o fracassado desembarque, uma página importante na história de Cuba.
As jornadas épicas que se comemorarão neste sábado, transcenderam como a primeira grande derrota militar dos Estados Unidos na América, e símbolo da decisão dos cubanos de dispor seu próprio destino.
Fonte: Prensa Latina