Ataques com drone dos EUA matam dezenas de pessoas no Iêmen

Dezenas de pessoas foram mortas no Iêmen, inclusive ao menos três civis, em uma série de ataques com veículos aéreos não tripulados (drones) iniciados na parte sul do país, no sábado (19), e que ainda estariam ocorrendo.

Drone dos EUA - Reuters

Na segunda-feira (21), a agência de notícias Associated Press informou que 55 militantes da Al-Qaeda foram mortos, mas embora classifiquem as vítimas de “terroristas”, as autoridades estadunidenses lançam ataques arbitrários causando centenas de mortes entre civis.

Segundo a Associated Press (AP), em matéria da segunda-feira, os ataques aéreos com drones daquele dia haviam durado várias horas e tinham como objetivo um acampamento de treinamento supostamente operado pela Al-Qaeda. A informação seria do Ministério iemenita do Interior.

Os EUA teriam realizado os ataques usando drones, mas não reconhece juridicamente as operações conduzidas por sua Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês). O governo não comentou a notícia.

A prática estadunidense de usar drones nos ataques aéreos (que a Casa Branca classifica de “ataques cirúrgicos” ou “assassinatos seletivos”, supostamente atingindo apenas o alvo definido como “militar”) tem sido cada vez mais rechaçada, inclusive pelos governos onde são conduzidas as ofensivas: Afeganistão, Iêmen e Paquistão, principalmente. Centenas de civis já foram mortos nestas operações.

Com informações da Russia Today,
Tradução da Redação do Vermelho