Isaac Carvalho busca melhorias em reunião com ministro da Saúde 

O prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho (PCdoB), acompanhado do deputado federal Daniel Almeida, participou na terça-feira (22/04), em Brasília, de uma audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, quando discutiram o fortalecimento e a melhoria dos serviços da Rede Interestadual de Saúde, denominada Rede PEBA (Pernambuco-Bahia).

A Rede PEBA, iniciada como projeto piloto no governo do ex-presidente Lula, prevê o atendimento em conjunto de Juazeiro e Petrolina (PE) a 53 municípios. Atualmente, a parceria atende usuários do SUS de mais de 70 municípios.

O prefeito considerou a audiência com o ministro Arthur Chioro bastante positiva. “O ministro se colocou à disposição para nos ajudar, tanto que vai agendar visita para vir ao município. Ele também enalteceu os avanços da saúde em Juazeiro, que apesar de ainda ter muita coisa a ser melhorada é a cidade de porte médio com a maior cobertura na Atenção Básica em toda a Bahia. Por isso precisamos de mais recursos porque apesar dos avanços nossa demanda é muito grande”, declarou.

Isaac Carvalho ressaltou ainda que Juazeiro tem procurado cumprir o seu papel na Rede PEBA, quando implantou a primeira UPA da região, reformou e construiu novos postos de saúde – alguns com atendimento 24 horas e outros com horário estendido –, aumentou o número de médicos, implantou a Maternidade Municipal e o Hospital da Criança, diminuindo o índice de mortalidade infantil e retirando o município dos indicadores de cidade subdesenvolvida.

“Estamos pagando caro por essa ampliação, pois quando melhoramos e aumentamos a oferta de serviços, as demandas de materiais e de remédios também aumentam. Hoje, atendemos pacientes de 70 municípios, sendo o maior volume das cidades de Senhor do Bonfim, Remanso, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá. Até do Piauí temos recebido e não podermos recusar esses pacientes, gerando assim um déficit para o município na área da saúde porque temos de bancar elevados gastos que apenas com o recurso repassado pelo governo federal não conseguiríamos cobrir”, informou Isaac.

Orientação

De acordo com o Ministério da Saúde, para implantar uma UPA é necessário que a cidade possua, no mínimo, 100 mil habitantes. Mesmo assim, Isaac Carvalho reivindicou a instalação do equipamento em outras cidades no Norte baiano. “Solicitei a Arthur Chioro que seja levada uma UPA para Remanso, porque pela proximidade com Campo Alegre de Lourdes e Casa Nova e Pilão Arcado a população passa de mais de 100 mil, o mesmo ocorrendo em relação a Senhor do Bonfim, que beneficiaria outros municípios daquela micro-região e ainda desafogaria a demanda de Juazeiro”.

Isaac também lembrou como estava a situação da saúde quando assumiu a prefeitura, em 2009. “Era muito mais crítica do que hoje, com hospitais fechando. Mas fizemos o processo de reversão implantando a Santa Casa e a Maternidade Municipal. Mais de 11 mil pacientes já foram atendidos na UPA nesses dois anos, abrimos o Hospital Regional em parceria com o governo do Estado, ampliamos os serviços de cardiologia e expandimos o serviço de ortopedia. Apesar destes avanços, estamos buscando mais recursos e trabalhando forte para desenvolvermos e melhorarmos ainda mais a saúde de Juazeiro”, finalizou.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Prefeitura de Juazeiro