Rejeitado pedido de esclarecimento sobre uniformes escolares

Na votação dessa manhã, 23, na Câmara Municipal de Vereadores (CMA), a bancada de Situação rejeitou o Requerimento 306/2014 da vereadora Lucimara Passos (PCdoB) que solicitava informações a respeito dos contratos, quantidade, valores unitários e total gasto na confecção dos uniformes dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Durante a votação, o líder do prefeito João Alves Filho na CMA disse ser desnecessária a solicitação tendo em vista que a informação deveria estar no Portal da Transparência. A vereadora Lucimara, de pronto, explicou que o requerimento se fazia necessário justamente porque as informações não estão no Portal. Antes de formalizar o pedido, Lucimara já havia travado esse debate na Casa, explicitando que a Lei da Transparência obriga que todos os gastos e contratos sejam de livre consulta à população.

"Depois da polêmica dos uniformes, a população quer saber quanto foi gasto. Infelizmente o Portal e agora os vereadores estão nos negando essa informação. Foi justamente por isso que busquei outra via para obter os gastos referentes a isso. Precisamos entender porque todo esse obstáculo para colocar as informações na mesa", declarou Lucimara.