Reconhecimento: Cuba presidirá Assembleia Mundial da Saúde

Pela primeira vez, Cuba presidirá a Assembleia Mundial da Saúde, que acontece entre os dias 19 e 24 de maio, em Genebra. O anúncio foi feito por Antonio González, chefe do departamento de relações internacionais do Ministério da Saúde Pública (Minsap).

Em entrevista para a Agência Cubana de Notícias, González explicou que a decisão foi baseada, em boa medida, pelos resultados e repercussão das ações sanitárias cubanas tanto no país caribenho, quanto e em outros povos do mundo.

Cuba avançou substancialmente no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O país governado por Raúl Castro tem a menor taxa de mortalidade infantil da América (incluindo Estados Unidos e Canadá): apenas 4,2 a cada mil nascidos. O funcionário do Minsap afirmou ainda que Cuba controla a epidemia da Aids, a tuberculose (TB) e a malária.

González informou que a agenda da reunião, cujas sessões serão dirigidas pelo ministro cubano do Minsap, foi preparada em fevereiro, durante o 134º Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde, integrado por 34 países de todas as regiões do mundo.

Em sua ultima visita a Cuba, a diretora da OMS, Margaret Chan, qualificou a ilha como modelo de integração para buscar soluções aos problemas de saúde.

Da redação do Vermelho,
Com informações do jornal Granma