UJS de Chapecó, realiza seu 17º Congresso

 

Na tarde de sábado (dia 26), reuniram-se nas dependências do Sindicato dos Bancários jovens que anseiam por um mundo de igualdade, para realizarem o décimo sétimo Congresso da UJS etapa municipal que antecede a Estadual marcada para os dias 2, 3 e 4 de maio em Florianópolis, com o objetivo de engrandecer os debates para congresso nacional que acontecerá nos dias 22 a 25 de maio em Brasília.

Os 30 anos de história e de luta da entidade foi tema da mesa de abertura do Congresso, contada com muita propriedade por Neuri Alves, professor e filósofo, além de há muitos anos ter militado pela UJS. Neuri destacou a importância da juventude socialista nas históricas lutas por um Brasil melhor, e ressaltou que a união dos jovens foi determinante no enfrentamento contra a Ditadura Militar, bem como na conquista do meio-passe. Sem contar nas conquistas atuais como os 10% do PIB para a Educação. Neste sentido o professor ressaltou a seriedade da educação “àquela que nos faz refletir sobre os problemas da sociedade, e nos torna cidadãos atuantes nos debates, e a que realmente nos prepara para o Trabalho e não para um sub-trabalho, roubando todo o tempo dos jovens, decorrente de uma sub-educação” diz Neuri.

Em sequência foi organizado vários grupos de debates sobre os assuntos que permeiam a realidade dos jovens chapecoenses, em torno das necessidades de um Transporte Público de qualidade que abranja toda a população chapecoense, e a transparência na licitação com a abertura para participação de novas empresas do ramo no processo. Bem como a carência de espaços para a prática de Esporte, o desenvolvimento da Cultura e o Lazer.
A Homofobia também foi pauta de debate, pelo fato de muitos jovens sofrem preconceitos e violência na sociedade. Não poderiam faltar assuntos sobre a Educação, um debate importantíssimo para Chapecó, pelo fato de muitas escolas estarem em estado precário de infraestrutura e carente de atenção do poder publico.

O espaço para as mulheres foi garantido, com um grupo de conversação que levantou o assunto sobre o aborto, e a importância de se começar a discutir com mais freqüência esse tema, tirado como encaminhamento, a elaboração de uma moção repudiando a possível aprovação do Estatuto do Nascituro em tramitação no legislativo. Bem como encaminhamentos para a luta na concretização de uma Secretaria da Mulher, e de uma delegacia exclusiva para os direitos das mulheres com atendimento 24 horas, sendo que Chapecó tem a DPCAMI – Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, concentrando muito trabalho em um só lugar. A participação da mulher na política também foi levantada, com encaminhamentos de apoio ao movimento de mulheres para Reforma política que sugeriram o voto em lista, isto é, a intercalação de um homem uma mulher nas candidaturas.

No embalo de “Tarda, Tarda, Tarda, mas não falha, aqui está presente a JuventudedoAraguaia”, foi eleita a nova Diretoria Municipal da UJS, presidida por Marcelo Schabarum. “me sinto honrado pela indicação, pois essa entidade aprendi a amar e encontrei meu espaço, essas lutas e as bandeiras levantadas e defendidas são as que eu e muitos jovens se identificam. Temos muito trabalho e responsabilidade pela frente e com o auxilio de todos, sei que iremos fazer um bom reinado” diz Marcelo. Além dos debates, o grafite foi destaque no Congresso, com a divulgação da Arte de Rua de Chapecó, que apesar da falta de visibilidade, têm muitos artistas.

*UJS Chapecó/SC