Cuba e Rússia reafirmam laços fraternais entre os dois países

O presidente cubano Raúl Castro manteve nesta terça-feira um encontro com o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, que realiza uma visita oficial a Cuba, sua primeira parada em um giro pela América Latina.

Durante o encontro os dois reafirmaram os vínculos de fraternidade que existem entre os povos e os governos, assim como o constante desenvolvimento dos mesmos e seu futuro promissor, segundo destacou uma nota de imprensa divulgada em Havana.

Lavrov e seu colega cubano, Bruno Rodríguez, fizeram nesta terça uma revisão dos acordos econômicos e comerciais vigentes até o ano de 2020, que abarcam, entre outros setores, o farmacêutico, o de energia e o de infraestrutura.

O visitante adiantou que os laços econômicos serão potencializados pelo interesse do empresariado de seu país na nova lei de investimentos estrangeiros em Cuba.

Lavrov prevê uma ampla participação de investidores russos na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, a oeste de Havana, onde foi construído um terminal portuário e está sendo erguido um parque industrial que atende aos planos de atualização do modelo econômico cubano.

Chanceleres rechaçam sanções

Na reunião, o chanceler cubano considerou como uma "ameaça à paz" e à segurança internacional o deslocamento de tropas da Otan para as vizinhanças do território russo.

Rodríguez destacou que seu país rechaça energicamente a imposição de sanções à Rússia por "aqueles que desatam guerras de conquista" e intervêm para desestabilizar governos soberanos.

Em relação à questão ucraniana, Lavrov disse que Moscou é a favor do diálogo nacional no país, que leve em consideração os interesses de todas as regiões. As sanções contra a Rússia estão fora do sentido comum, resumiu.

Lavrov destacou que Washington e seus aliados ocidentais pretendem colocar a culpa em terceiros por sua responsabilidade no golpe de estado na Ucrânia.

"A América Latina está jogando um papel de vanguarda na construção de um mundo multifacetado", assegurou o ministro russo, valorizando positivamente os laços da Rússia com a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Lavrov aproveitou a reunião para condecorar Rodríguez e o vice-ministro das Relações Exteriores Abelardo Moreno com a distinção "Pela Cooperação", dada pelo Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa.

Cuba foi a primeira etapa de um giro do chanceler russo pela América Latina.

Fonte: Prensa Latina