Luciano e Almir Fernando homenageiam líder comunitário do Recife
Em ato solene na Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira (25), o líder comunitário José Muniz da Silva (Moura), conhecido pelo trabalho desenvolvido em Casa Amarela, se tornou o mais novo Cidadão do Recife. A homenagem é fruto de proposição do vereador Almir Fernando (PCdoB).
Publicado 29/04/2014 14:37 | Editado 04/03/2020 16:55
Foto: Câmara Municipal do Recife
O ato contou com a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que representou o prefeito Geraldo Julio. Luciano enalteceu o trabalho de Moura, destacando que o homenageado mesmo não sendo político, nem artista, nem ocupar cargos importantes, "era um gigante desta cidade, com uma trajetória de luta pelo Recife e por Casa Amarela".
Ao saudar Moura, Almir Fernando estendeu a homenagem a todos os líderes comunitários. Ele ressaltou alguns trabalhos realizados por Moura, tais como a volta da festa da Padroeira do Alto Santa Izabel, a criação dos festivais de Verão e do Arraial Deixa Falar, além de ser conselheiro de Cultura da RPA 3. O vereador disse que, com essa homenagem, pretendia resgatar o movimento popular "que anda esquecido e seus líderes não são valorizados".
José Muniz da Silva, ou Moura, agradeceu e disse que certamente “por esta Câmara Municipal já passaram pessoas importantes e letradas. Confesso que sou pobre e tenho o português ruim, mas a minha luta com o movimento popular é a minha vida. Nunca lutei por questões pessoais, sempre pelo coletivo”. Moura fez questão de lembrar que hoje o movimento popular está enfraquecido e precisa voltar. “Espero que esse título seja dado a outros líderes. É preciso resgatá-los”.
Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife, convidou a todos a assistir a vídeo e às homenagens feitas a outros líderes ao final da reunião solene.
Trajetória
Já aos dez anos de idade, José Muniz da Silva (Moura) participava da política no município de Salgado de São Félix, na Paraíba. Ao chegar ao Recife, em 1977, se engajou na luta da Igreja Católica, juntamente com D. Helder Câmara e o padre Reginaldo Veloso. Combateu a ditadura militar e por isso foi preso duas vezes. Moura, como é conhecido, além de promover espetáculos culturais é ator e faz o papel de Judas na Paixão de Cristo de Casa Amarela.
Audicéa Rodrigues, com informações da Câmara Municipal do Recife
Do Recife