Presidente da China inspeciona trabalhos em Xinjiang

O presidente chinês, Xi Jinping, chegou neste domingo (27) à Região Autônoma Uigur de Xinjiang para inspecionar os trabalhos do governo local.

Na segunda-feira (28) Xi Jinping visitou uma delegacia da polícia e assistiu a um treinamento antiterrorista. O presidente chinês disse estar a acompanhar de perto a atualização dos equipamentos policiais para combater o terrorismo e enfatizou a importância do treinamento, apontando este tipo de ação como essencial para a estabilidade na região.

Xi Jinping sublinhou a situação social complicada na região de Kashgar e disse que as delegacias da polícia estão na frente da luta contra os terroristas. Ele disse esperar que os policiais assumam a responsabilidade de proteger os civis.

Enquanto que os governos locais e os departamentos concernentes devem dar maior atenção e cuidado aos policiais para que resolvam as suas preocupações no trabalho. O presidente chinês exortou os policiais a protegerem-se também de eventuais ataques.

Nesta terça (29) Xi visitou uma escola primária no distrito de Shufu, em Xinjiang, e comunicou com os professores e alunos. O presidente perguntou aos alunos se viviam longe da escola e o que comem normalmente ao almoço, tendo também questionado acerca do estudo bilíngue do uigur e mandarim. Quanto ao futuro, muitos alunos disseram com orgulho que queriam um dia trabalhar como professores.

Ao conversar com os professores da escola, Xi Jinping salientou que estes deverão valorizar o ensino do uigur, além de ensinar o mandarim. Ele disse esperar que os professores aprendam bem o uigur de forma a conseguirem comunicar melhor com os alunos.

No intervalo das aulas, Xi Jinping saiu da sala de sala, junto com os alunos, para se exercicitar no recreio.

O presidente falou ao reitor da escola salientando que o ensino bilíngue serve para ajudar os alunos das minorias étnicas a procurar um bom trabalho depois de sair da escola. Na despedida, Xi Jinping apertou a mão dos professores e afirmou que o seu trabalho tem grande importância para a nação.

Fonte: Rádio Internacional da China