Ministro diz que desenvolvimento do País é centrado na população 

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, que também é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), defendeu, nesta terça-feira (29), o modelo de desenvolvimento econômico do País, "que escolheu um caminho menos desenvolvimentista e mais centrado na população". Ele participou do seminário “A situação da Economia Brasileira”, realizado pela Câmara dos Deputados.

“Escolhemos o caminho do meio. Se olharmos o lado dos Brics, eles crescem mais que o Brasil, mas não estão diminuindo a desigualdade. Pelo contrário, ela está crescendo (nos outros países do Brics), como em 2/3 dos países do mundo”, disse Marcelo Neri.

Para ele, é importante entender que o crescimento de renda média é bem superior ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e, para o governo, essa é uma ótica importante. Enquanto o PIB cresceu 27% na última década, a renda média dos brasileiros cresceu 52%.

Salário mínimo

O economista Max Leno de Almeida, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que também participou do evento, defendeu a política de reajuste do salário mínimo, por inflação mais crescimento do PIB, que está garantida até 2015. E disse que muitos dos avanços salariais do Brasil estão atrelados a essa lógica.

“Mais de 90% das negociações entre patrões e empregados no Brasil hoje terminaram com aumento de salário, com índices de reajustes no mínimo igual à inflação”, disse Almeida.

Inovação na indústria

Já o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, apresentou os principais programas da entidade, focando no programa de inovação na indústria e no financiamento de novas energias e transporte público.

“O banco já está se preparando porque os investimentos em infraestrutura serão afetados por novas tecnologias, como a automação, e a indústria e logística brasileiras precisam se preparar”, disse Coutinho.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara