Ban Ki-moon participa de fórum sobre mudanças climáticas

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, viaja nesta sexta-feira (2) aos Emirados Árabes Unidos para participar de uma reunião sobre mudança climática, a ser realizada no próximo domingo (4). Estarão no centro do foro de dois dias na capital Abu Dhabi temas como a redução das emissões de gases do efeito estufa e as possibilidades de uma ação conjunta entre os diferentes atores da sociedade para enfrentar os desafios das variações da temperatura e do nível do mar.

Ban Ki-moon - AFP

Desde fevereiro passado, Ban Ki-moon demonstrou expectativas em relação ao encontro, para o qual foram convocados ministros, servidores públicos, empresários, cientistas e representantes da sociedade civil e do setor privado da comunidade internacional.

Segundo o Secretário Geral, a reunião nos Emirados Árabes Unidos deve gerar um cenário favorável à Cúpula do Clima de Nova York, prevista para 23 de setembro deste ano.

Ambos foros são considerados a antessala do encontro de 2015 em Paris, França, no qual a ONU deposita suas esperanças de alcançar um ambicioso acordo global para enfrentar o impacto da mudança climática e promover um desenvolvimento harmônico com a natureza.

Até o momento, diversas reuniões e cúpulas fracassaram em sua tentativa de conseguir compromissos que reduzam as preocupações pelo futuro da humanidade, os países do Sul atribuem os fracassos à falta de vontade política dos estados do Norte, os principais poluidores há décadas.

Fonte: Prensa Latina