Cerca de três mil jovens de BH aderem ao programa Se Liga 16

O projeto Se Liga 16 encerrou na última quarta-feira (30) sua temporada de atendimentos com um saldo positivo de quase três mil pessoas atendimentos em 13 escolas de Belo Horizonte. O projeto aconteceu a partir de uma parceria entre a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e pela União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Com o objetivo de incentivar o alistamento de jovens de 16 e 17 anos – faixa etária em que os adolescentes têm o direito ao voto, mas ainda não são obrigados a participar do processo eleitoral – o ônibus do TRE-Aqui passou por várias regiões da capital, como Barreiro, Venda Nova, Pampulha e Centro Sul.

A última escola atendida foio Colégio Santo Antônio, onde 270 pessoas aproveitaram os serviços do ônibus na quarta (30). A ação na Escola Estadual Guimarães Rosa, no bairro Pindorama, região noroeste de Belo Horizonte, também realizada nesta semana, foi a que atraiu mais pessoas: foram 362 atendimentos, entre estudantes e a comunidade local.

Segundo o presidente da UCMG, Francisco Faria, a campanha Se Liga 16 foi uma construção coletiva dos grêmios estudantis da capital mineira. "Nosso objetivo é incentivar a participação dos estudantes nas eleições. Somente através da participação política da juventude vamos mudar o Brasil".

Além de beneficiar os estudantes das escolas, o projeto também colocou à disposição de qualquer pessoa que estivesse passando por perto de onde o ônibus estivesse estacionado todos os serviços eleitorais oferecidos.

Com o encerramento do projeto, o ônibus TRE Aqui permanecerá até a próxima quarta-feira (7), atendendo os interessados em frente à Regional da Prefeitura de Venda Nova, na Avenida Padre Pedro Pinto, 1.055.

Informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais