Lideranças defendem candidatura de Juliano

Ao comemorar 25 anos de militância, vice-prefeito de Passo Fundo é homenageado e incentivado a concorrer a deputado estadual

O almoço de comemoração de 25 anos de militância no PCdoB do vice-prefeito de Passo Fundo Juliano Roso, não fugiu das manifestações políticas favoráveis a que ele aceite o convite do partido para ser candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Com mais de 300 participantes, o PCdoB reuniu, no sábado ao meio dia, lideranças locais, regionais, estaduais e de representação nacional para comemorar os 25 anos de dedicação de Juliano à militância política e partidária. Mesmo caracterizado como um evento festivo, desde a primeira fala até a última, todas as alas tiveram cunho de apelo para que Juliano aceite o desafio de disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. A manifestação mais contundente, porém, partiu do prefeito Luciano Azevedo, PPS. Até então sem se manifestar a respeito, Luciano disse que Juliano não vai ocupar qualquer cadeira na Assembleia, mas aquela deixada por ele quando assumiu a prefeitura em janeiro e 2013. “Juliano será o representante de Passo Fundo e vai ocupar o meu espaço deixado no Parlamento”, sentenciou.

O deputado estadual Raul Carrion, que antecedeu o prefeito Luciano, também disse que esta é a oportunidade de Juliano disputar a eleição, aproveitando a chapa que terá na linha de frente Manuela D'Ávila. Carrion não disputará a reeleição, preferindo dedicar-se ao partido nos próximos anos. A pré-candidata ao Senado, Emília Fernandes, igualmente, destacou ser imprescindível que Juliano disputa nestas eleições.

Mesmo diante das manifestações aplaudidas pelos que compareceram ao evento, Juliano preferiu não falar do futuro. “Estou profundamente emocionado e tive que me conter para não chorar”, disse a O Nacional, logo depois dos discursos. Em sua manifestação, preferiu fazer um breve relato da trajetória e reafirmar que jamais pretende perder a capacidade de indignação, sentimento que lhe move na militância política. Disse do orgulho de estar ao lado de todos que o prestigiaram naquele momento. “Espero comemorar mais 50 anos de militância. Muito obrigado a todos”, completou.
A confraternização contou, também, com a participação da maioria dos secretários do município e servidores, prefeitos e vice-prefeitos de municípios da região, e também com lideranças de organizações estudantis.

Do cenário estadual ao nacional

Emília Fernandes é a pré-candidata do PCdoB na coligação que tentará reeleger Dilma e Tarso. Algumas discussões ainda devem ser feitas, mas ela já percorre o estado dialogando com as bases da aliança. Segundo ela, o PT e o PCdoB são os partidos ancora do projeto de apoio a presidente Dilma Rousseff e de Tarso Genro e, o seu nome, foi colocado a disposição a partir de uma leitura que o partido fez em relação a trajetória e a experiência política e ligações junto ao governo federal construídos ao longo de 17 anos que ela esteve em Brasília. Emília foi senadora por 8 anos, atuou por mais quatro na Câmara dos Deputados e também foi ministra do ex- presidente Lula. Nos últimos anos ela participava do conselho do Banco Regional de Desenvolvimento Extremo Sul (BRDE). Para ela, o principal foco no período eleitoral será demonstrar os números e os projetos que comprovam o desenvolvimento que o país e o estado adquiriram com as administrações de Dilma e Tarso. “Iremos reafirmar as diferenças do período neoliberal, que convivi enquanto estive no Senado, e as mudanças de hoje”. Mesmo diante dos avanços que o país e o estado conquistaram, ela também aponta que são necessárias uma série de mudanças, principalmente, na estrutura política do país. “Há uma tentativa de descaracterizar a política, mas queremos mostrar que a seriedade da política é importantíssimo”.

Fonte: Jornal O Nacional