Resposta da Argentina: "EUA importam drogas e exportam mortes"

O governo argentino rebateu duramente nesta segunda-feira (6) as recentes advertências do departamento americano de Estado sobre o avanço do tráfico de drogas na Tríplice Fronteira – compartilhada por Brasil, Argentina e Paraguai – e o aumento do consumo no território argentino.

Resposta da Argentina: "EUA importa drogas e exporta mortes" - Miguel Rojo/AFP

"Os Estados Unidos têm que rever sua política antes de falar dos problemas da América Latina. Não vamos nos esquecer que 80% da droga produzida na América do Sul é consumida nos Estados Unidos, que importa as drogas e exporta as mortes", declarou o secretário de Segurança, Sergio Berni, à Rádio 10 de Buenos Aires.

"O resultado dos milhões de usuários de drogas nos Estados Unidos são mais de 200 mil mortos na Colômbia e 100 mil mortos no México". O secretário de Segurança do governo da presidente Cristina Kirchner estimou que o relatório sobre Terrorismo 2013 divulgado pelo departamento de Estado "é totalmente arbitrário e carece de qualquer base científica".

"É uma tremenda hipocrisia dizer aos países sul-americanos como conduzir sua política de combate às drogas, já que eles (EUA) fracassaram profundamente".

"Se há um país que tem um problema grave e dramático de abuso de drogas, esta país é os Estados Unidos".

Na semana passada, a subsecretária adjunta para a América Latina do departamento de Estado dos EUA, Roberta Jacobson, advertiu o crescimento do "consumo doméstico" (das drogas) no Brasil e na Argentina, onde ocorre um "incremento muito dramático".

"O consumo é um problema que afeta quase todos os países do hemisfério, porque o trânsito (das drogas) é um problema em quase todos os países do hemisfério", disse Jacobson.

De acordo com o relatório do departamento de Estado, a Tríplice Fronteira "segue sendo um importante foco regional de armas, narcóticos, tráfico de pessoas, falsificação, pirataria e lavagem de dinheiro".

Da Redação do Portal Vermelho,
Com informações da agência AFP