China discorre sobre obstáculos à segurança da Ásia

O vice-ministro de Relações Exteriores da China Cheng Guoping disse nesta quinta-feira (8) que entre os numerosos obstáculos que a Ásia enfrenta estão o terrorismo, o separatismo e as forças extremistas, a fabricação e tráfico de drogas e os delitos multinacionais.

Em declarações dadas em Pequim, Chang expressou que pese a que este continente se converteu em uma grande força no progresso e crescimento econômico mundial ainda enfrenta muitas dificuldades e desafios.

O Vice-ministro falou da realização em Xangai, em 20 e 21 de maio, da Conferência sobre Interação e Medidas de Confiança na Ásia (CICA, por suas siglas em inglês).

Ainda fica um longo caminho por percorrer para conseguir a confiança mútua entre os países asiáticos, comentou Cheng, que se referiu também aos desafios de segurança marítima, meio ambiente, de energia e outros não tradicionais.

Recomendou abordar e solucionar estes problemas à "maneira asiática" e recordou que no passado as disputas foram resolvidas através de consultas sobre bases de igualdade, entendimento mútuo e da busca de um terreno comum ao mesmo tempo em que se tratam de abrir caminho para as diferenças.

Devemos continuar no futuro o enfrentamento das ameaças e dos desafios utilizando o costume dos asiáticos, destacou.

A CICA é um organismo de 24 estados membros e 13 observadores que trata de assuntos de segurança na Ásia. A China o presidirá de 2014 a 2016.

Fonte: Prensa Latina