Incidente entre China e Vietnã agrava tensões territoriais

Um incidente grave entre embarcações da China e do Vietnã registrado próximo às Ilhas de Paracelso, no Mar do Sul da China – e cuja soberania é reivindicada pelos dois países –, é um novo sinal do aumento de tensões na região.

Alexandre Park, de Hong Kong para o Jornalistas sem Fronteiras

Nos últimos tempos têm-se multiplicado incidentes diplomáticos e militares relacionados com territórios insulares do Mar da China cujas soberanias são reivindicadas por vários países da região, como a China, Japão, Filipinas, Vietnã, Brunei e Malásia.

Estes assuntos estiveram particularmente em foco na recente visita do presidente dos Estados Unidos a alguns destes países, realizada no âmbito da estratégia de "Pivô para a Ásia", estabelecida pelo Pentágono. Em todas as circunstâncias, Barack Obama prometeu apoio aos adversários da China nestas disputas, incluindo de âmbito militar.

Leia também:
Ásia-Pacífico: Viagem de Obama reflete política intervencionista
China critica política dos EUA na região e apela à estabilidade

O caso das Ilhas Paracelso não está envolvido no conjunto, ou pelo menos não foi invocado de forma explícita pelo lado norte-americano.

O confronto entre a China e o Vietnã foi provocado pela intenção da empresa petrolífera China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) de instalar uma plataforma petrolífera avaliada em bilhões de dólares nas águas territoriais destas ilhas, cuja administração está nas mãos de Pequim, e Hanói reivindica.

O almirante vietnamita Ngo Ngoc Thu afirma que a "situação está tensa" porque barcos militares que acompanhavam a flotilha que vai instalar a plataforma agiram contra embarcações da Polícia Marítima e de pesca do Vietnã. Segundo Hanói, os barcos chineses dispararam poderosos canhões de água e feriram seis pessoas do lado vietnamita.

O Vietnã considera que as Ilhas Paracelso se situam no interior da sua Zona Económica Exclusiva e reclama, por isso, que a plataforma petrolífera não seja instalada. Um alto responsável chinês, por seu turno, manifestou a "forte insatisfação" de Pequim em relação à oposição vietnamita considerando que as ilhas em causa são "parte inerente do território chinês". O incidente ocorreu a menos de 200 quilômetros da costa do Vietnã.

Fonte: Jornalistas sem Fronteiras