Alba e Petrocaribe reafirmam luta contra a pobreza e a fome

Representantes das nações integrantes da Petrocaribe e da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) celebraram uma reunião no domingo (11), na qual ratificaram seu compromisso com a erradicação da fome e da pobreza na região. 

Participaram do encontro, Bernardo Álvarez, secretário executivo da Alba e presidente da Petrocaribe; Verónica Guerrero, vice-ministra venezuelana para a América Latina e Caribe; e Raúl Benítez, secretário regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O funcionário da FAO informou que a organização paneja viagens a todos os países integrantes da Petrocaribe para coordenar ações que permitam a implementação do Plano de Erradicação da Fome e da Pobreza Hugo Chávez, criado pelo organismo internacional. Neste sentido, Benítez assegurou que o plano da FAO também pode ser adotado por outros organismos regionais como o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Leia também:
FAO qualifica modelo venezuelano de combate à fome como exemplar
Países da Alba assinam tratado para erradicar a fome na região

Por sua vez, o presidente da Petrocaribe destacou a vontade de todos os países da região pela cooperação conjunta para erradicar estes dois males que afetam a sociedade. Bernardo Álvarez, recordou ainda que o acordo entre Venezuela e Argentina permitiu o envio de 44 tratores para o Haiti, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da indústria do arroz nesta região. Da mesma forma destacou que está em processo de estudo a realização da segunda reunião da Petrocaribe para meados no ano em El Salvador.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Telesur