Alba comemora 10 anos em busca da integração latino-americana

 O 13º Conselho Político da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) realizado nesta terça-feira (10) em Caracas, na Venezuela, esteve centrado no debate sobre a ingerência estadunidense no país da Revolução Bolivariana. Hugo Chávez (1954-2013), ex-presidente venezuelano, foi um dos precursores do bloco integracionista, ao lado de Fidel Castro, comandante da Revolução Cubana.

Países da Alba impedem resolução OEA sobre a Venezuela - Reprodução

A agenda de trabalho da reunião da Alba incluiu um programa comemorativo pelo décimo aniversário do bloco integracionistas. Segundo informou o chanceler venezuelano Elías Jaua, por conta das festividades, Caracas receberá ainda outros três encontros, sendo o primeiro deles a segunda conferência de países afetados pelas multinacionais, no próximo dia 27 de junho.

Depois, haverá uma reunião de ministros de Comunicação e Informação do Alba em julho deste ano, com o objetivo de chegar a acordos para estratégias conjuntas em matéria de comunicação contra a guerra midiática.

Também no mês de julho está prevista uma reunião de ministros de Ambiente para compartilhar e debater sobre as consequências da mudança climática e propor estratégias conjuntas pela preservação do planeta.

A programação inclui também uma conferência no marco do período de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York sobre as conquistas da aliança regional.

Outra atividade significativa como preparação do 10º  aniversário será em dezembro deste ano: a semana informativa e comemorativa mundial, para divulgar o significado da criação do grupo, cujas contribuições sociais já beneficiaram milhões de pessoas em setores como saúde, educação, energia, entre outros.

Fundada em 14 de dezembro de 2004, por um acordo entre Venezuela e Cuba, posteriormente, incoporaram-se à Alba,  a Bolívia em 2006, depois a Nicarágua em 2007, Honduras em 2008 e por fim, o Equador em 2009.

Na reunião desta terça-feira (10)  participaram os chanceleres da Bolívia, Nicarágua, Equador, República Dominicana, Antigua e Barbudas, Santa Lucía, San Vicente e Granadinas, Cuba e Venezuela.

Uma nota emitida pela chancelaria venezuelana destaca que Alba é uma iniciativa que demonstra a integração da América Latina e Caribe, não só em suas relações sociais, mas também em seu enfoque de desenvolvimento sustentável partindo de um modelo de fraternidade, solidariedade e justiça social.

Fonte: Prensa Latina