Senado: Inácio Arruda homenageia Dragão do Mar em sessão especial
O centenário da morte do pescador e prático Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, que foi um dos responsáveis pelo fato de o Ceará ter sido a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, foi lembrado em sessão especial do Senado nesta segunda-feira (12/05).
Publicado 12/05/2014 21:01 | Editado 04/03/2020 16:27
“O espírito indomável do Dragão do Mar nos guia hoje, como ontem, como sempre”, afirmou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), durante a sessão, que foi solicitada pelo senador Eunício Oliveira (PMDB) e subscrita pelos senadores Inácio e José Pimentel (PT).
Durante o pronunciamento, Inácio condenou o racismo que vem se manifestando em vários eventos esportivos, principalmente na Europa, e disse que a Copa “será um momento importante para repudiarmos todo o tipo de discriminação”, lembrando que o negro Dragão do Mar, “por sua participação destemida na luta abolicionista, garantiu seu ingresso no panteão dos grandes heróis revolucionários cearenses”.
Também conhecido como Chico da Matilde, Francisco José nasceu no dia 15 de abril de 1839, em Canoa Quebrada, no Ceará. Em ato de heroísmo na luta abolicionista, ele liderou o fechamento do porto de Mucuripe, em Fortaleza, ao tráfico de escravos e mercadorias aos navios negreiros. “Não há força bruta neste mundo que faça reabrir o porto ao tráfico negreiro”, afirmou. Ele faleceu em 5 de março de 1914, e a sessão solene foi realizada para homenageá-lo no centenário de sua morte.
Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)