CE: Dilma Rousseff visita obras de Transposição do São Francisco

A presidenta Dilma Rousseff visitou nesta terça-feira (13/05), as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco na região do Cariri cearense. Na barragem de Jati, acompanhada pelo governador Cid Gomes, ela destacou a importância da obra para beneficiar milhares de nordestinos contra a seca.

Dilma afirmou que as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco são cruciais para garantir o melhor convívio com a seca recorrente na região. Ela ressaltou que a interligação deverá beneficiar 12 milhões de pessoas, em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e garantirá água na região até 2046.

No Ceará, a água do São Francisco irá para uma barragem construída em Jati (524 km de Fortaleza). De lá, segue, pelo Cinturão das Águas, obra que tem a parceria do Governo Estadual, para várias regiões do Ceará.

Opinião

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) também acompanhou a comitiva presidencial durante a visita. O parlamentar ressaltou a importância de obras de integração do São Francisco, que fazem parte do projeto de integração das bacias do Nordeste e vão proporcionar água para diversos municípios da região que, constantemente, sofrem com a seca.

Para o senador, as obras são fruto da sensibilidade do governo federal de olhar para a realidade nordestina e afirmou que elas demonstram a boa vontade do governo não somente para planejar, mas também para executar os projetos. “Daqui a pouco a água do Rio São Francisco não correrá somente para o mar. Ela banhará também os sertões do Ceará”, comemorou.

Mais

O projeto estabelece a interligação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco – que apresenta relativa abundância de água (1.850 m³/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho) – com bacias inseridas no Nordeste Setentrional.

R$ 8,2 bilhões de reais é a estimativa do custo total da obra.

As obras físicas do Projeto São Francisco apresentam cerca de 60% de execução, mas “ainda este ano, trechos já possam estar sendo entregues”, afirmou a presidenta. A previsão de conclusão das obras é para 2015.

Além de Jati, no Ceará, Dilma também visitou as obras em São José de Piranhas (Paraíba) e em Cabrobó (Pernambuco).

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações das agências locais)
Foto: O Povo