Veículo lunar chinês é exibido ao público em Pequim

Uma cópia pequena do moon rover (veículo explorador lunar) da China, o Yutu (Coelho de Jade), está sendo exibida na capital chinesa.

Veículo lunar chinês yutu

O modelo, de metade do tamanho do moon rover verdadeiro, é a estrela da 17ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, China, evento realizado no Centro de Exibição Internacional da China.

A réplica foi feita pela Chang'e Benyue Aerospace Science and Technology Co. Ltd (CBASTCL), uma subsidiária do projeto de exploração lunar da China.

O mini-Yutu atraiu muitos admiradores, incluindo Niu Baohong, residente de Pequim, que disse à Xinhua que "tinha apenas alguns conhecimentos incertos sobre o Yutu, mas me sinto muito perto dele hoje".

A sonda lunar Chang'e-3 com o veículo lunar Yutu a bordo pousou no Sinus Iridum da Lua, ou Baía do Arco-íris, em 2013, o que tornou a China o terceiro país a colocar um rover na lua após e a ex-União Soviética os Estados Unidos.

A presença do Yutu na exposição é uma tentativa para incentivar a criatividade pública, disse Yang Zhiyong, secretário-geral da Aliança da Indústria Criativa da China, uma agência governamental.

"Mesmo que seja apenas um modelo, dá às pessoas um reflexo do atual desenvolvimento da tecnologia avançada da China. Deve fazê-los orgulhosos e emocioná-los", disse Yang, acrescentando que essas sensações podem ser atingidas só quando as pessoas olharem o modelo de perto.

Outro modelo, do mesmo tamanho do rover original, será apresentado no Museu Nacional da China em um ou dois meses, de acordo com Yao Sirui, gerente do projeto da CBASTCL.

A exposição estará aberta até 18 de maio.

Fonte: Agência Xinhua