Guiné-Bissau realiza segundo turno das eleições presidenciais

A República da Guiné-Bissau realiza neste domingo (18) o segundo turno das eleições presidenciais que, segundo se espera, devem realizar a transição do governo militar para o civil.

Seção eleitoral em Bissau, na Guiné

O cargo é disputado por José Mário Vaz, do Partido Africano da Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC), e por Nuno Nabian, candidato independente apoiado pela cúpula das forças armadas e pelo Partido da Renovação Social (PRS).

Após o primeiro turno, realizado no dia 13 de abril, José Mário Vaz obteve 40,89% de votos, ultrapassando consideravelmente o seu rival (24,79%).

Este ato eleitoral pretende restaurar no país um governo civil. Em abril de 2012 o comando das forças armadas efetuou um golpe de Estado, levando a cúpula do exército ao poder.

Caso seja eleito, o candidato do PAIGC promete dar prioridade ao desenvolvimento econômico do país (a Guiné-Bissau faz parte dos cinco países menos desenvolvidos do mundo) e à redução do desemprego juvenil (33%), assim como fazer votar no parlamento a redução da participação do exército da vida política do Estado.

A votação deverá ser acompanhada por mais de 240 observadores.

Fonte: Voz da Rússia