Educação: Farias Brito recebe Prêmio Escola Nota Dez
Das 150 escolas cearenses que receberão o prêmio, cinco são de Farias Brito.
Publicado 20/05/2014 10:23 | Editado 04/03/2020 16:26
O Governo do Estado apresenta nesta terça-feira (20/05), no Centro de Eventos do Ceará, os resultados de 2013 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Foram avaliadas as crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas.
Durante a solenidade que com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5).
Pelo terceiro ano consecutivo, Farias Brito recebe o prêmio. “Recebemos o reconhecimento referente aos anos de 2011, 2012 e agora 2013. Ficamos muito felizes com este incentivo, pois isto mostra que nossa educação é de qualidade e os maiores beneficiados são os nossos alunos”, comemora o prefeito José Vandevelder (PCdoB-CE).
Prêmio
Instituído em junho de 2009 com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização, o Governo do Estado, por meio da Seduc, instituiu o “Prêmio Escola Nota Dez”, que prevê premiação para até 150 escolas públicas que tenham pelo menos vinte alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular e tenham o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização (IDE-Alfa) situado no intervalo entre 8,5 e 10,0. “O prêmio será investido nas próprias escolas, incentivando professores e valorizando os alunos”, ratifica Vandevelder.
O valor da premiação por escola é calculado considerando a per capita por aluno de R$ 2.000,00 (dois mil reais) correspondente à multiplicação do número de alunos do segundo e do quinto anos do ensino fundamental avaliados pelo SPAECE.
Saiba mais
A programação especial de dois dias é para comemorar os sete anos de implementação do Paic
O Paic tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade.
A ação beneficia os 184 municípios do Estado com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura.
De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Seduc)