Lula Morais destaca índices positivos da educação no Ceará

A apresentação dos resultados de 2013 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), realizada na última terça-feira (20/05), pelo governador Cid Gomes, foi destacada pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB), durante o primeiro expediente da sessão plenária da quarta-feira (21/05). O parlamentar também citou os desafios e as metas do Plano Nacional de Educação.

Segundo Lula Morais, o governador Cid Gomes vem fazendo um governo positivo nas diversas áreas do Estado, enfrentado todos os problemas e criando políticas públicas principalmente na área educacional.

“Um programa exitoso que iniciou em Sobral, na sua gestão como prefeito, e resultou numa condição favorável aos índices de aprendizagem. Sobral hoje se destaca com nota 7,2 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, ressaltou.

O deputado destacou que o Ceará, no ano de 2007, do conjunto de estados que compõem a região Nordeste e Norte, estava na 11º colocação no Ideb. Já na última avaliação, o Estado passou a ser o primeiro no ranking entre os 18 estados.

“O estado do Ceará tinha o Ideb de 3,8 e, no último divulgado, nós atingimos o patamar de 4,9 para o ensino fundamental do 1º ao 5º ano. No ensino médio era 3,1 e passamos para 4,2 em 2011”, pontuou.

De acordo com Lula Morais, esse resultado deixa o Ceará com a oitava maior nota do País. “Esse trabalho desenvolvido aqui, por meio do Paic, transformou-se num programa nacional e está dando certo. Dessa forma, nós estamos dando uma grande contribuição à educação do País”, complementou.

Com relação ao Plano Nacional de Educação (PNE), Lula Morais enfatizou a importância do plano e os objetivos e metas a serem cumpridas para o ensino no País em todos os níveis (infantil, básico e superior) até 2020.

A universalização, até 2016, da educação infantil na pré-escola, para as crianças de quatro a cinco anos de idade, e do ensino fundamental de nove anos, para toda a população de seis a 14 anos; o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos; o atendimento escolar aos estudantes com deficiência e transtornos globais; a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, bem como a educação em tempo integral foram algumas das metas lembradas por Lula Morais.

“A educação é o caminho mais curto para elevarmos o nível de nossa sociedade. Parabenizo o governador Cid Gomes e a presidente Dilma Rousseff, que tem incorporado as grandes ideias”, ressaltou.

Áudio

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa