Xi Jinping e Putin afirmam parcerias e promovem multipolaridade

Os presidentes chinês, Xi Jinping, e russo, Vladmir Putin, encontraram-se em Xangai, nesta terça-feira (20). Esta é a primeira visita de Putin à China desde que Xi assumiu o governo, mas ambos fizeram referência à última reunião que tiverem, durante os Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, em fevereiro. Desde então, ressaltaram os mandatários, citados pelo jornal China Daily, os países já fizeram grandes avanços no aprofundamento dos laços bilaterais.

China e Rússia - China Daily

Vários comitês de cooperação e departamentos dos dois países têm implementado os resultados da reunião entre os dois presidentes em Sochi, de acordo com Xi. Os esforços, disse o chefe de Estado chinês, assentaram uma fundação sólida para este encontro em Xangai.

Putin e Xi devem assinar uma declaração conjunta “substancial”, com o objetivo de expandir a cooperação em todos os campos e coordenar esforços diplomáticos para cimentar a parceria estratégica bilateral. Além disso, também assinarão diversos acordos de cooperação e contratos, de acordo com o presidente chinês.

Leia também:

Cooperação com a China é prioridade diplomática da Rússia, diz Putin

“Facilitar ainda mais a parceria estratégica e a cooperação China-Rússia, baseadas nos interesses comuns, é um requisito para a promoção da equidade e da justiça internacionais, mantendo a paz no mundo e realizando a prosperidade nos dois países,” disse Xi, ressaltando que a parceria também é uma “escolha inevitável” para o desenvolvimento de um mundo multipolar.

Reafirmando as declarações de Putin, em coletiva de imprensa na segunda-feira (19), Xi disse que a China e a Rússia devem aumentar o volume comercial bilateral de US$ 90 bilhões, em 2013, para US$ 100 bilhões, em 2015.

Putin viajou a Xangai para iniciar uma visita de Estado à China e participar da quarta cúpula da Conferência sobre Interação e Medidas de Construção de Confiança na Ásia. Em declarações à imprensa, o presidente russo disse que os laços com a China são "prioridade diplomática" para o seu país.

Com informações do China Daily,
Da Redação do Vermelho