China: Governador uigur condena o atentado em Urumqi

O governador de Xinjiang, Nur Bekri, proferiu um discurso transmitido pela televisão, condenando com veemência o atentado terrorista realizado nesta quinta-feira (22) pela manhã em Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, expressando os pêsames para as vítimas do atentado e desejando melhoras para os feridos.

Urumqi, capital da região autônoma de Uigur

Um atentado à bomba realizado às 7h50 desta quinta, num mercado próximo de um parque, no bairro Saybagh, deixou até ao momento 31 mortos e mais de 90 feridos.

Nur Bekri disse que os terroristas usaram um "meio feroz e desprezível" no atentado, que deixaram mortes e feridos no seio da população. Para esses terroristas, o governo adotará medidas mais rigorosas e eficazes para reprimi-los.

A Rússia, a Hungria e o Paquistão lançaram hoje (22) uma condenação contra o atentado terrorista ocorrido hoje pela manhã em Urumqi.

A Chancelaria da Rússia disse que o país ficou atônita pelo atentado em Urumqi, a Rússia mandou uma grande solidariedade às familiares das vítimas e o país está disposto a consolidar e aprofundar as cooperações com a China contra terrorismo e extremismo.

Segundo a declaração de Hungria, o país mandou primeiramente uma solidariedade às vítimas no caso, e a entidade enfatizou que o país se opõe o terrorismo de qualquer forma.

No mesmo dia, o porta-voz do Paquistão apontou na coletiva do país que o Paquistão condenou o atentado terrorista em Urumuqi, e o país mandou uma grande preocupação para o povo e o governo chinês.

Com informações da Rádio Internacional da China