Praça Portugal: Vereadores aprovam regime de urgência
A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária da última quarta-feira (21/05), tramitação em regime de urgência para o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 144/2014, de autoria do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, com 21 votos favoráveis. A proposta altera o projeto arquitetônico da Praça Portugal.
Publicado 22/05/2014 09:38 | Editado 04/03/2020 16:26
De acordo com a mensagem prefeitural, o objetivo do projeto é viabilizar a obra de readequação da Praça Portugal, localizada no cruzamento da Av. Desembargador Moreira com a Av. Dom Luís. A praça terá seu espaço físico ampliado em 35% (trinta e cinco por cento), totalizando 10.200m² (dez mil e duzentos metros quadrados), com áreas de convivência acessíveis e de uso compartilhado para a população da cidade, requalificando um espaço urbano e fomentando a atividade turística de Fortaleza.
“O Projeto da Nova Praça Portugal tem como objetivo principal devolver a praça à população, promovendo o resgate de sua função original como lugar de convívio e atividades ao ar livre – um espaço urbano essencialmente democrático, que acolhe a todos sem distinção e aproxima os mais diversos grupos sociais da cidade”, justificou o prefeito Roberto Cláudio em sua mensagem.
Ainda de acordo com a mensagem, a alteração da estrutura da praça também é de suma importância para a implementação efetiva do binário das Avenidas Santos Dumont e Dom Luís, parte integrante do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT). O binário contará, em cada avenida, com quatro faixas para veículos, sendo uma delas exclusiva para transportes públicos e uma ciclofaixa, melhorando a fluidez no tráfego da região.
A praça ainda contará com: Espetáculo multimídia do entretenimento (Projeção mapeada, música e iluminação); Fontes e Espelho d’água; Zona destinada à montagem da árvore de natal (espaço multiuso); Quiosques de alimentação e serviços de apoio; Memorial Brasil-Portugal; Playground; Bicicletário; Posto policial; área livre para convívio e contemplação; Zona Wifi; Mobiliário de Revitalização (bancos, totens informativos, lixeiras…).
O legislativo também designou uma comissão especial para apreciar o projeto, que terá como presidente o vereador Mário Cruz (Pros), vice-presidente, Guilherme Sampaio (PT) e como relator o vereador Didi Mangueira (PDT). A comissão também será composta pelos vereadores, Carlos Dutra (Pros), Carlos Mesquita (PMDB), Evaldo Lima (PCdoB), Gerson Ferraz (PRB), João Alfredo (PSOL), Mairton Félix (DEM) e Magaly Marques (PMDB).
Fonte: Câmara de Fortaleza