Prefeitura de Juazeiro lança campanha de combate à homofobia

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, na região Norte da Bahia, lançou, na última quinta-feira (22/5), a campanha “Juazeiro Sem Homofobia: Construindo Diálogos Estabelecendo Respeito”, como parte das atividades pelo Maio da Diversidade LGBT. Idealizada pelas secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) e de Cultura e Juventude, a iniciativa tem pareceria com instituições públicas e privadas do município.

O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) explicou que a campanha pretende fortalecer as políticas de promoção da igualdade que já existem para o segmento na cidade. “Nós temos que respeitar as pessoas, independente da sua sexualidade, cor, raça, religiosidade, dessa maneira, quando a sociedade compreender e respeitar as diferenças poderemos construir um país cada vez melhor”, defendeu.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Célia Regina Carvalho, a campanha chegou em uma boa hora, em Juazeiro. “Precisávamos abrir o debate sobre homofobia na nossa cidade. O preconceito ainda é muito forte, e esta mudança pode acontecer a partir das discussões com a sociedade. Vamos levantar esta bandeira e dizer não para todo tipo de preconceito”, disse Célia.

Durante o evento de lançamento, os presentes assinaram o termo de adesão à campanha. Participaram, além do público LGBT, gestores e servidores públicos, artistas, colunistas sociais, representantes de instituições governamentais e não governamentais, ativistas, profissionais da educação, entre outros.

Além da campanha, a Prefeitura também prepara, para o dia 29 de maio, o 1º Fórum de Debate ‘Juazeiro Sem Homofobia’, que terá a participação da coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria Estadual de Justiça, Paulete Furacão, do vice-presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira e da professora Paula Gaurão, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). 

Da Redação
*Colaborou Ascom/Prefeitura de Juazeiro