Avião da seleção na Copa terá pintura dos grafiteiros Os Gêmeos

Vai ser fácil identificar o avião que transportará a seleção brasileira na Copa do Mundo. A fuselagem do Boeing 737 foi decorada com uma pintura assinada pelos gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo, grafiteiros internacionalmente conhecidos com trabalhos em vários países da Europa, Estados Unidos e Cuba.

Os Gêmeos - Junior Lago/UOL

A intenção deles é que o público se identifique com algum dos rostos pintados no avião. "Todo mundo já pensou em caminhar sobre as nuvens. E isto só é possível com um avião e as caras pintadas nele", explica Otávio.

O voo inaugural será realizado na tarde desta terça-feira entre Belo Horizonte e São Paulo. Quando não estiver transportando a seleção o aparelho será utilizado normalmente, como qualquer outro da frota.

Os próprios autores da obra confessam que gostariam de voar no Boeing que ficará com o grafite na fuselagem por dois anos. "Neste tempo pelo menos uma vezinha tem que dar [para voar no avião colorido]", diz Gustavo.

A previsão inicial era de levar 15 dias para concluir o serviço, mas tudo acabou em uma semana. O processo consumiu cerca de 1,2 mil latas de spray. As únicas partes que ficaram de fora da obra foram as asas, por questão de segurança. De acordo com o engenheiro de interiores e pintura, Alexandre Martins, a cor original foi mantida, cinza, porque facilita detectar problemas como vazamentos ou danos.

A preocupação dos gêmeos era outra, fazer do avião uma obra de arte. "A gente transformou o hangar num ateliê", resume Otávio. Ele explica que a ideia nasceu há cerca de um ano, mas a intenção da dupla vai além de enfeitar a aeronave que transportará o Brasil na Copa. Desta maneira, os artistas esperam atenuar o clima sisudo dos aeroportos. "Queremos quebrar um pouco a rotina, fazer as pessoas se distraírem", diz Gustavo.

Com informações do UOL