Dança, fotos e artes plásticas abrem programação cultural da Copa

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, acompanha, nesta quarta-feira (11), a partir das19h, o início de uma série de atividades culturais que tratam do tema da Copa. Na capital federal, ela acompanha a Grande Dança Brasil 2014, elaborada pelos coreógrafos Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur.

Entrecopas - Reprodução

Em formato de flash mob, o evento acontece em frente ao Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios. A Grande Dança, que reúne uma variedade de ritmos brasileiros, será realizada em todas as 12 cidades-sedes num total de 48 eventos. O objetivo é mostrar a diversidade cultural do país e envolver brasileiros e turistas numa grande confraternização.

Com curadoria de Wagner Barja, a mostra Entrecopas reúne obras produzidas em 1950 e em 2014 – anos em que o Brasil sediou a Copa do Mundo – com artistas como Cildo Meireles, Lygia Clark, Irmãos Campana, Zanine Caldas, Mario Cravo Neto, Daniel Senise e Maria Bonomi.
Já o projeto Vamos Jogar Bola! foi idealizado pelo fotógrafo Beto Barata, que registrou de 2012 a 2014 imagens de toda a região do Distrito Federal de jovens participando de jogos amadores de futebol. Para a exposição foram selecionadas 43 imagens. O livro bilíngue, com 110 fotografias, textos e entrevistas de Clara Arreguy, também será lançado na ocasião.

Entrecopas – Grandes nomes das artes visuais no Museu Nacional

Mais de 300 obras de nomes expressivos da arte visual brasileira estarão reunidas na exposição Entrecopas, de 11 a 27 de junho, no Museu Nacional, dentro da programação da Copa do Mundo 2014.

Todas as obras foram produzidas em 1950 e 2014, anos em que o Brasil sediou a Copa do Mundo. O evento é uma promoção do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Divisão do Sistema de Museus.

Para Wagner Barja, a proposta de "Entrecopas" é valorizar e difundir nosso patrimônio visual ao reunir acervos locais. "A exposição, que foi bolada para comemorar a segunda Copa do Mundo sediada no Brasil, apresenta ao público o que ocorreu de interessante na arte brasileira nesses últimos 64 anos, e destaca o que há de mais expressivo em nossa cultura visual contemporânea."

Além das coleções do MUN e do Museu de Arte de Brasília (MAB), a mostra inclui obras dos acervos da Casa de Cultura da América Latina, da Biblioteca Central da UnB, da Fundação Athos Bulcão e do colecionador Afrísio de Souza Vieira Lima Filho, entre outros.

No Espaço Anexo do MUN vai ocorrer o lançamento Nacional do "Espaço Cultura 2014", onde serão expostos conteúdos digitais, de 20 a 30 minutos, sobre moda, gastronomia e arquitetura, que foram contemplados no concurso nacional "Cultura 2014", pelo MinC.

Fonte: Ministério da Cultura