Secopa apresenta plano para a Costa do Descobrimento no mundial
A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) apresentou, na última sexta-feira (23/5), em Porto Seguro, os Planos Operacionais da Costa do Descobrimento para o Mundial de Futebol. A região abriga os Centros de Treinamento das Seleções (CTS) da Alemanha (Santa Cruz Cabrália) e Suíça (Porto Seguro), que jogam na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Publicado 26/05/2014 12:07 | Editado 04/03/2020 16:15
Os planos contemplam as áreas de saúde, infraestrutura, mobilidade, segurança, sustentabilidade, meio ambiente, cultura, comunicação e marketing, com o objetivo de garantir a eficiência da operação dos CTS. Serão 800 pessoas trabalhando na segurança, 580 profissionais de saúde e 300 jornalistas de diferentes países acomodados.
Nos centros de mídia, serão disponibilizados aos profissionais de comunicação catálogos de serviços e informações, além de materiais institucionais. As seleções conversarão pela primeira vez com os jornalistas nos dias 8 de junho (Suíça) e 9 de junho (Alemanha) em seus respectivos centros.
Participaram do evento de apresentação dos planos o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa; o vice-prefeito de Santa Cruz Cabrália, Alexandre Carvalho; o secretário de Esportes de Porto Seguro, Enildo Gama; o representante da Comissão Local para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Daniel Menta; entre outros.
“A conquista de três Centros de Treinamento de Seleções para a Bahia reforça o trabalho realizado pela Secopa, por meio do Programa de Interiorização. Que venham as delegações, pois estamos de braços abertos para recebê-las”, afirmou o coordenador Marco Costa. Ele informou que as ações para a Copa na região já duram três anos.
A Secopa também informou que, para o mundial, foram feitos investimentos em qualificação de mão de obra, aquisição de novos equipamentos hospitalares, revitalização das unidades de saúde, câmeras de vídeomonitoramento, requalificação da BA-001, entre outras ações, que ficarão como legado da Copa do Mundo no Brasil para a região.
Da Redação
*Colaborou Ascom/ Secopa