Vereadores homenageiam Cruz Vermelha

Em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (23/05), a Câmara Municipal de Fortaleza reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pela Cruz Vermelha no Ceará. O evento marcou os 150 anos de atuação da Cruz Vermelha no Brasil e os seus 35 anos de existência no Ceará. O autor do requerimento, aprovado por unanimidade no plenário do legislativo municipal, foi o líder do governo, vereador Evaldo Lima (PCdoB).

A solenidade contou um pouco da rica trajetória histórica da Cruz Vermelha. Fundada em 1863 pelo filantropo e ganhador do primeiro prêmio Nobel da Paz, Jean Henri Dunant, a entidade é um movimento internacional humanitário que busca proteger a vida e a dignidade, provendo alimentação e assistência médica para vítimas de conflitos, catástrofes naturais ou situações de vulnerabilidade social. No Ceará, a Cruz Vermelha tem se destacado no apoio às populações de cidades atingidas pela seca e em ações voltadas para a prevenção de doenças.

Na tribuna da Câmara, Evaldo Lima destacou o 8 de Maio, data em que se celebra o Dia Internacional da Cruz Vermelha, e falou sobre a sua admiração pelo genuíno sentimento de altruísmo e solidariedade que move os mais de 97 milhões de voluntários da entidade em todo o mundo. “A Cruz Vermelha estava a merecer essa justa homenagem do povo Fortalezense pelos corajosos e destemidos serviços prevenindo e atenuando o sofrimento humano em situações graves, dramáticas”.

Homenagens

O ponto alto da sessão solene aconteceu no momento da entrega de placas em homenagem aos dirigentes da Cruz Vermelha – Filial Ceará pelos relevantes serviços prestados à sociedade. O presidente Júlio Cals e o tesoureiro Henrique de Sousa Castro receberam a homenagem das mãos do vereador Evaldo Lima. A Conselheira do Tribunal de Contas do Estado Ceará, Patrícia Saboya, realizou a entrega da homenagem à sua filha, a vice-presidente Lívia Saboya.

Ao falar em nome da Cruz Vermelha, Lívia Saboya agradeceu ao vereador Evaldo Lima pela homenagem e, emocionada, ressaltou as ações humanitárias da Cruz Vermelha. “Esta entidade há 150 anos realiza em suas filiais por todo o Brasil um trabalho de solidariedade e humanismo, tanto em situações de conflito e tragédia, como um completo trabalho de informação e prevenção em assuntos da saúde”, assegurou.

O Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, não pôde comparecer à sessão solene, mas mandou uma mensagem, que foi lida por Evaldo Lima, saudando a organização. “A Cruz Vermelha prestou e ainda presta serviços de grande valia que ajudaram a diminuir drasticamente a mortalidade infantil e materna em nosso Estado. Deixo meu abraço fraterno e as portas da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará sempre abertas para esta valorosa organização”, afirmou.

Após o término da solenidade, todos os presentes foram convidados a permanecer no auditório para assistir à cerimônia de formatura do grupo de especialistas capacitados pelo Departamento de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres da Cruz Vermelha. Os novos voluntários formados receberam os seus diplomas e fizeram o juramento da Cruz Vermelha em que se comprometeram a honrar os ideais que norteiam as ações da organização. Houve ainda a entrega de placas e certificados de Benfeitor Humanitário a entidades e aos parceiros da Cruz Vermelha no Ceará.

Representatividade

O evento contou com várias presenças ilustres, entre elas o Tenente-Coronel Robson Luís Pereira Farias, representando o Comando da 10º Região Militar, Larissa Gaspar, assessora especial que representou a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Jorge Pinheiro, Coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual de Fortaleza, Leonardo Márcio Santos de Mesquita, Presidente do Grupo Voluntário Guardião, Edson Rodrigues, Presidente da UEB (União dos Escoteiros do Brasil – Região do Ceará), José Lins de Almeida Neto, Diretor Institucional representando a Coelce, Rafael Moreira, Diretor do Departamento de Juventude da Cruz Vermelha e representante da Secretaria Municipal de Educação e Nilce Cals, Gerente de Planejamento representante da Cegás.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)