Aprovado projeto que disponibiliza Wi-Fi em terminais de ônibus

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (27/05) o Projeto de Indicação Nº 0004/2014, de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB). O projeto sugere a disponibilização de sinal Wi-Fi gratuitamente nos Terminais de Integração e Terminais Abertos de ônibus em Fortaleza. De acordo com o parlamentar, a proposta beneficiará 800 mil fortalezenses que utilizam os serviços de transporte público diariamente.

Na justificativa do projeto, Evaldo Lima destaca que os usuários de ônibus da cidade poderão utilizar a internet Wi-Fi disponibilizada nos terminais para acessar o Google Transit, aplicativo lançado pela multinacional Google em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. O aplicativo orienta os passageiros sobre os trajetos das 296 linhas de ônibus da Capital, oferecendo dados sobre o tempo estimado de viagem, horários de partida e chegada, quantidade de paradas, distâncias e valor das tarifas.

Segundo a proposta apresentada pelo líder do governo na Câmara, os locais que receberão internet banda larga de maneira gratuita são os Terminais de Integração do Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira; e os Terminais Abertos localizados na Praça Coração de Jesus e Praça da Estação, aplicando-se a lei a novos terminais que possam vir a ser instalados futuramente em Fortaleza.

Evaldo Lima defende que garantir internet banda larga nos terminais é uma forma de otimizar a experiência do transporte coletivo e estimular a inclusão digital. “Com a popularização dos dispositivos móveis como smartphones e tablets, os usuários poderão usar a internet gratuita nos terminais para consultar os trajetos e horários dos ônibus, ler notícias ou simplesmente entrar na sua rede social favorita para conversar com os amigos e a família”, afirma.

Aprovado por unanimidade no plenário da Câmara, o projeto de indicação agora será encaminhado ao Executivo Municipal para implementação, podendo voltar à Casa em forma de mensagem prefeitural.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)