Proupe: Autarquia de Palmares terá curso de física

 O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti, participou na noite de ontem (21/05) da abertura da II Mostra Proupe, realizada na Autarquia de Ensino Superior da Mata Sul (AEMASUL), em Palmares.

  Na ocasião o presidente da Autarquia, Enoelino Magalhães, entregou ao secretário de C&T o projeto encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para a autorização do funcionamento do curso de Licenciatura em Física naquela instituição.

O curso será o segundo implantado no interior do Estado por indução do Proupe. O primeiro curso de Física foi implantado em Araripina (Sertão do Araripe). Para Bertotti a criação de um novo curso de Física no interior do estado mostra o êxito da política de ensino superior de Pernambuco. “A região da Mata Sul conta hoje com, apenas, 05 professores de física para 26 mil alunos da região. Nos últimos dois anos, o Proupe aumentou a procura de estudantes nas áreas de exatas e induziu a criação de novos cursos. Conseguiu também reduzir em quase zero a abstenção desses cursos”, ressaltou.

Até o final do ano o Conselho Estadual de Educação deverá avaliar a estrutura da Autarquia e conceder autorização para criação e funcionamento do curso de Física. “Temos a infraestrutura necessária para oferecer o novo curso. Já temos laboratórios e material didático para compor a biblioteca. Sem falar na experiência no ensino de ciências, já que faculdade também oferece os cursos de Química e Matemática”, explicou o Presidente da Autarquia de Ensino Superior da Mata Sul (AEMASUL), Enoelino Magalhães.

II Mostra Proupe – Durante o evento o secretário conheceu a estrutura da instituição, visitou estandes com trabalhos acadêmicos dos alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE). Os trabalhos foram desenvolvidos com foco no contexto social e educacional das regiões circunvizinhas. A mostra tem ainda em sua programação palestras e mesas redondas com temas de interesse público, apresentando e expondo trabalhos com foco na pesquisa e na contrapartida social e educacional.

O secretário destacou os resultados alcançados pelos bolsistas com propostas aplicadas nas escolas municipais e estaduais da região. “Os projetos de contrapartida social do Proupe promovem entre outras coisas, a interação dos alunos bolsistas com a comunidade”, reforçou.

A Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul foi criada em 1970. No ano de 1976, foi autorizada a funcionar como Faculdade para os cursos de licenciatura em Ciências, Estudos Sociais e Letras. Hoje a AEMASUL oferece licenciaturas em Matemática, Química, Letras, geografia, História e Pedagogia, além do curso de Bacharelado em Administração. É a primeira autarquia municipal a oferecer um curso de licenciatura em Química. Após o advento do PROUPE, passou a oferecer também a licenciatura em matemática, e em breve vai oferecer o curso de Física.

Fonte SECTEC