China refuta críticas de Japão e Estados Unidos

O vice-chefe do Estado-Maior do Exército de Libertação do Povo Chinês, Wang Guanzhong, refutou neste domingo (1º/6), no Diálogo de Shangri-La, realizado em Singapura, as críticas feitas pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe e pelo secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, contra a China.

Wang Guanzhong disse que Shinzo Abe, como premiê do Japão, deveria respeitar os princípios do evento e impulsionar a paz e segurança da região Ásia-Pacífico, em vez de lançar provocações contra a China, o que é inaceitável.

Mas para Wang, a maior surpresa foi o discurso do secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, que coordena muito bem com atitudes erradas de Shinzo Abe. Wang classificou as palavras de Chuck Hagel como cheias de hegemonismo e ameaças.

Para evitar eventuais conflitos na Ásia-Pacífico, Wang Guanzhong, propôs ainda três atitudes.

Primeira, todas as partes envolvidas devem fortalecer os intercâmbios e comunicações em diferentes níveis, especialmente nos mais altos.

Segunda, devem ser elaborados regulamentos bilaterais e multilaterais aceitáveis e observados por todos os países da região.

Terceira, deve-se estabelecer um mecanismo de contato para casos de emergência para controlar e resolver a tempo as crises.

Fonte: Rádio Internacional da China