China realizará Fórum Mundial da Paz

A China sediará o terceiro Fórum Mundial da Paz, entre os dias 21 e 22 de junho, para debater questões relacionadas com a paz e a estabilidade na região Ásia-Pacífico, a segurança no Oriente Médio e a manutenção do sistema de não-proliferação de armas nucleares.

Ruan Zongze

O principal tema do evento é a "procura da segurança, a paz, a confiança mútua e a responsabilidade". Vários analistas apontaram que devido ao atual cenário internacional é necessário que as partes envolvidas aproveitem esta plataforma para fortalecer intercâmbios e procurar a segurança comum.

O vice-diretor do Instituto de Pesquisa das Questões Internacionais da China, Ruan Zongze, disse que a Guerra Fria já terminou há muito tempo, mas a comunidade internacional ainda utiliza os mesmos conceitos de segurança daquela época.

Ele sublinhou que o novo conceito de segurança da Ásia, proposto pelo presidente chinês, Xi Jinping, tenta promover a segurança comum, complexa, cooperativa e sustentável, e não serve só a situação na Ásia, mas também é aplicável a outras regiões do mundo.

O Fórum Mundial da Paz foi criado em 2012 pela China e é uma plataforma não-governamental e de alto nível que serve para discutir as questões da segurança internacional. A parte chinesa presta sempre muita atenção ao evento e nas suas primeiras edições os líderes chineses marcaram presença no encontro.

Fonte: Rádio Internacional da China