Dirigentes debatem organização e política do PCdoB na Bahia

Secretários de Organização e presidentes de Comitês do PCdoB-BA se reuniram neste sábado (31/05), no Hotel Vilamar, em Salvador, para debater as conjunturas políticas nacional e estadual, a presença do partido nas lutas sociais e as orientações partidárias para a eleição deste ano, quando a meta do PCdoB é eleger a quarta vitória do povo brasileiro com a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Durante a abertura do evento, a secretária Estadual de Organização, Daniele Costa, falou da importância do evento e da participação de dirigentes de diversas cidades do interior, a exemplo de Jaguaquara, Juazeiro, Irecê, Terra Nova, Banzaê, Camaçari, Itabuna, Simões Filho e Guanambi. No total, foram mais de 60 municípios participantes.

A dirigente estadual declarou que “vivemos um momento decisivo e precisamos fazer uma reflexão sobre nossa contribuição para avançar nas políticas públicas, organizar a participação do PCdoB nos movimentos sociais e fortalecer a participação nas estruturas públicas de poder. Estamos presentes em mais de 300 municípios, mas precisamos nos debruçar sobre esse número e avaliar o que isso significa para o partido”.

Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino fez uma apresentação sobre Diretrizes para a ação eleitoral, de massas e de expansão das fileiras partidárias. “Temos quatro meses e precisamos ter consciência de que as forças devem ser direcionadas para reeleger Dilma. Vamos fortalecer esse projeto, mas teremos de ser capazes de promover a mudança e abrir um novo ciclo de democracia.”

Sobre a questão da reforma política, Walter Sorentino acredita ser algo fundamental para o avanço da sociedade brasileira. O dirigente declarou ainda que o partido vai construir um conjunto de propostas e reformas para enviar à presidenta Dilma. Outro ponto importante a ser observado é a guerra que a mídia burguesa está empreendendo contra o PT e partidos de esquerda.

Para essa eleição, o objetivo do PCdoB é eleger 20 deputados federais em todo o país, tarefa que não será fácil. “Precisamos ter mais votos, mais representação social e promover mais debates. Um dos aspectos que observamos no 8° Encontro de Partido é que nos grandes centros urbanos nossa votação estagnou ou diminuiu. Isso não pode acontecer. Devemos lutar pela ampliação do nosso eleitorado”.

Conjuntura estadual

Daniel Almeida, deputado federal e presidente do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia, afirmou que os militantes precisam unir forças para proporcionar a manutenção do projeto progressista em curso no Estado, com a eleição de Rui Costa para governador. “Somos o partido do socialismo, nosso objetivo estratégico é construir uma sociedade de homens e mulheres livres. A disputa do voto alcança um papel relevante neste momento, o que nos orienta para os desafios em curso no nosso país.”

Para a deputada federal Alice Portugal, o encontro é fundamental, pois arma o partido de argumentos para a batalha eleitoral. “Nesses últimos oito anos tivemos grandes avanços na Bahia e devemos permanecer nesse projeto. A batalha não será fácil, nossa meta é ousada para quem tem pouco dinheiro no bolso. Teremos que passar a fazer flexões para não perder votos para o carlismo.”

No período da tarde, Daniele Costa e Elias Dourado, diretor do Departamento de Quadros do PCdoB na Bahia, apresentaram os desdobramentos das ações políticas das resoluções do 8º Encontro Nacional de Organização. Na ocasião, eles discorreram sobre o Impulso Organizativo no Estado e o Departamento de Quadros.

O encontro contou ainda com as presenças do vice-presidente do Comitê Estadual, Davidson Magalhães, do dirigente Péricles de Souza, do deputado estadual Álvaro Gomes, da presidenta do Comitê Municipal de Salvador, Olívia Santana, entre outros.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro