IPC da China deve aumentar em maio

O Índice de Preço ao Consumidor (IPC) da China, principal medidor da inflação, deve crescer mais rapidamente em maio por causa do aumento de preços dos alimentos, segundo previsão de economistas.

inflação China

Lian Ping, economista-chefe do Banco de Comunicações, estimou que o IPC crescerá 2,6% anualmente em maio, recorde em seis meses.

Suas palavras foram ecoadas por Zhu Baoliang, pesquisador do Centro Estatal de Informações, que previu que a inflação recuperará força depois do crescimento moderado nos primeiros meses do ano, estimando uma taxa de 2,4%. A inflação aliviou em abril para 1,8%, a mais baixa em 18 meses.

Lian e Zhu atribuíram o aumento do IPC aos preços de alimentos, que podem crescer 1% mensalmente em maio.

Os preços da carne suína em 22 províncias e cidades pesquisadas pelas autoridades de estatísticas subiram mais de 20% mensalmente em maio, já que as demandas se recuperaram depois de que o governo central começou a comprar carne suína no início de abril. É o tipo de carne mais consumido na China e é importante no cálculo dos preços da cesta básica utilizada para medir a inflação.

Os preços de outros produtos de alimento, incluindo frango, ovos e frutas, também podem aumentar devido ao feriado de três dias da Festa do Barco do Dragão, no final de maio. Lian acredita que o aumento dos alimentos não vá continuar, já que a demanda de carne suína esfriará em junho e a inflação aliviará no resto do ano. Zhu previu que o IPC permanecerá em menos de 3% no segundo semestre do ano.

O governo chinês espera controlar o crescimento do IPC de 2014 para menos de 3,5%.

Fonte: Agência Xinhua