Flávio Dino defende emprego e renda durante Diálogos

 Coordenador do movimento Diálogos pelo Maranhão, o pré-candidato ao governo do estado defende que investimentos sejam transformados em serviços públicos e oportunidades

Capinzal

 Durante evento do movimento Diálogos pelo Maranhão no último sábado (31), o pré-candidato Flávio Dino defendeu que os investimentos realizados em Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes para a exploração do gás sejam transformados oportunidades e convertidos em benefícios para os maranhenses. O pré-candidato ao Senado, Roberto Rocha, também defendeu a correta aplicação do dinheiro público para a garantia de serviços públicos de qualidade.

A Termelétrica Complexo Parnaíba foi inaugurada com a promessa de ser um dos maiores complexos de geração de energia termelétrica a gás natural do Brasil e criou muitas expectativas de crescimento econômico e de aumento de oportunidades para a região. No entanto, as lideranças da região denunciaram que os investimentos advindos da instalação da Termelétrica não se transformaram em benefícios reais para a população.

“Mesmo com todos os recursos que a região recebe em função da exploração do gás a maioria absoluta das pessoas que aqui vivem não recebem qualquer benefício”, denunciou o vereador Bigu (PTN), de Santo Antônio dos Lopes.

De acordo com o ex-prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Mousinho (PSB), a falta de qualificação e a educação precária fez com que os empregos diretos oferecidos pela Termelétrica fossem ocupados em sua maioria por profissionais de fora do estado. “Mais de dois mil postos de trabalho foram ocupados, mas em sua maioria por pessoas de fora do Maranhão”. O resultado, segundo ele: “temos uma região rica, com um povo pobre”.

Ao defender que o maranhense tenha participação no ciclo de desenvolvimento da região, o pré-candidato Flávio Dino alegou que a prioridade é o investimento em educação, para garantir a criação de oportunidades. “A prioridade é fazer com que a grande riqueza que está circulando na região possa se transformar em serviços públicos. Nós precisamos de educação, uma educação que seja capaz de preparar os maranhenses para participar desse ciclo de desenvolvimento”.

O pré-candidato ao senado, Roberto Rocha, também falou sobra a importância da correta aplicação dos recursos públicos para garantir “não somente o desenvolvimento econômico, mas sobretudo o desenvolvimento social”.

Esperança

O vereador de Capinzal do Norte, André Portela (PCdoB), denunciou que mesmo recebendo os royalties da termelétrica, a região ainda enfrenta muitas dificuldades estruturais. “Estamos carentes de quase tudo: educação, saúde, infraestrutura. Mas não perdemos a esperança, por isso apostamos na mudança do Maranhão, apostamos em Flávio Dino”.

Outra liderança de Capinzal do Norte, Arnaldo Bezerra, relatou que mesmo vivendo tantas dificuldades, o povo da região não pode perder a esperança, já que o estado passará por uma transição. “Essa realidade de dificuldade e sofrimento ficará para trás, porque o Maranhão está vivendo o momento da transição, da mudança”.