Flávio Dino destaca importância do esporte em cerimônia na UFMA

 

Flávio Dino UFMA

O coordenador do movimento Diálogos pelo Maranhão, Flávio Dino, destacou a importância do incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão social. Ele, que é professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participou da cerimônia de entrega de obras de modernização da estrutura física da instituição, na manhã desta terça-feira (3). Parte do investimento é fruto de emenda parlamentar de quando Flávio foi deputado federal. A cerimônia contou ainda com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado, do deputado federal, Domingos Dutra, que também destinou emendas para a Universidade.

“O esporte é uma missão muito importante da UFMA, porque possui o curso de Educação Física e pelos projetos sociais, envolvendo a formação de atletas jovens e a comunidade da área Itaqui-Bacanga. Então, são projetos que estão diretamente relacionados a questões sociais, fazendo que o esporte possa ajudar outras políticas públicas, como saúde, segurança, convivência comunitária, difusão da cultura da paz e direitos humanos”, disse Flávio Dino.

Ele participou da inauguração da Concha Acústica, o maior espaço cultural aberto que a Universidade possui, com capacidade para mais de quatro mil pessoas. Houve também a entrega do segundo Ginásio Poliesportivo, que está apto a receber a prática de futsal, handebol, basquetebol e voleibol. Durante a cerimônia, também teve destaque a reestruturação do Núcleo de Esportes da UFMA. Parte do financiamento dessas obras veio de emendas parlamentares de autoria do ex-deputado federal Flávio Dino que, entre os anos de 2007 e 2010, destinou R$ 650 mil em recursos para essas obras na UFMA.

Flávio Dino destacou ainda o compromisso que possui com a Universidade, como estudante desde 1986 e depois como docente do curso de Direito. “Como professor dessa instituição, ver a universidade em expansão é uma alegria redobrada, poder ter ajudado no exercício de uma missão política e ver a melhoria das condições para que alunos, professores e funcionários possam bem exercer suas missões, os seus papéis correlacionados ao grande desafio de desenvolver bem o Maranhão”, afirmou Flávio.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, destacou o papel da educação como fundamental para o desenvolvimento do país e de garantir igualdade social. “O incentivo de deputados se faz mais premente no nosso estado, que não tem bons indicadores. Esses espaços só foram viabilizados com os apoios do ex-deputado Flávio e o deputado federal Dutra, que têm uma profunda sensibilidade e compromisso social com o nosso estado, com a educação e a universidade. O recurso veio em boa hora para ampliar a estrutura e criar mais espaços para desenvolver o debate, discutir a ciência e tudo aquilo que fosse de interesse da sociedade”, ressaltou.

O deputado federal Domingos Dutra também destinou emendas para as melhorias e construção de áreas voltadas para o esporte e cultura na UFMA. Ele destacou que as obras significam o investimento na universidade, mas também para os maranhenses. Para ele, apostar nas universidades, principalmente, é um caminho seguro para melhorar a vida dos alunos e da população maranhense. “Só a educação pode fazer com que o Maranhão saia dos indicadores sociais negativos para um estado desenvolvido”, disse.

O professor Flávio Dino e o deputado Domingos Dutra receberam placas em homenagem ao trabalho parlamentar para a melhoria da infraestrutura da Universidade. Agradecimento citado também na fala de Francisco Navarro, diretor do Núcleo de Esportes. “Hoje eu respeito muito o trabalho parlamentar porque sei de onde vem o recurso para realizar obras. Toda a comunidade da Educação Física é muito agradecida aos deputados que contribuíram para o nosso desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino e projetos de extensão”, acrescentou.

A cerimônia foi acompanhada pelo prefeito de Campus, Guilherme Abreu; o assessor de Planejamento Acadêmico, João de Deus Mendes da Silva; o chefe do Departamento do Curso de Educação Física, Mário Sevílio; a pró-reitora de Extensão, Marize Aranha; a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cenidalva Teixeira; o chefe do Departamento de Direito, Lucylea Goncalves; a assessora de Planejamento, Rosária de Fátima; a assessora de Interiorização, Raimunda Marinho e o assessor da UFMA, Leonardo Cordeiro.

PROPOSTAS

O coordenador do Diálogos pelo Maranhão, Flávio Dino, já apresentou propostas para desenvolver o esporte no estado. Entre elas, a garantia de que todas as cidades disponham de estruturas adequadas para o esporte e atividades culturais. Em eventos que reuniram a juventude maranhense, Dino reforçou o compromisso de apoiar o desenvolvimento da atividade, com incentivos aos atletas e estrutura física.