Parlamentar canadense esquece documentos secretos em aeroporto

A parlamentar conservadora canadense Cheryl Gallant deixou por descuido, em um aeroporto de Ottawa durante três horas, uma documentação com dados secretos de inteligência sobre o Afeganistão, Síria, Rússia e China, informaram meios de comunicação do país nesta terça-feira (3).

O conjunto de documentos confidenciais, de cerca de 200 páginas, "era um tesouro para qualquer um que procure informação valiosa sobre a política exterior canadense, disse a ex-integrante do gabinete canadense Sheila Copps, que encontrou os textos em um local do terminal aéreo.

Segundo Copps, os textos não estavam nem sequer em uma pasta plástica ou cobertos com algo, mas sim "como um livro aberto" no saguão de espera dos voos de saída.

Porta-vozes do escritório de Gallant, que integra a Câmara dos Comuns desde 2001, confirmaram a meios de comunicação canadenses que a funcionária pública perdeu o documento devido a sua pressa antes de partir para Lituânia para uma reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Fonte: Prensa Latina